Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo

Autores

  • Nelson Pretto UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.201

Resumo


A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual.

Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas.

Biografia do autor

Nelson Pretto, UFBA

Doutor em comunicação pela USP, professor e Diretor da Faculdade de Educação (2000-2008) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador do CNPq. Mais informações em http://www.pretto.info

Downloads

Publicado

19/03/2006

Como citar

PRETTO, N. Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo. Liinc em Revista, [S. l.], v. 2, n. 1, 2006. DOI: 10.18617/liinc.v2i1.201. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação