Universidade corporativa: teoria e análise documentária | The corporative university: theory and documentary analysis

Claudio Henrique Schons, Claudine Schons, Maristela Silveira Ribeiro, Nilson Lage, Francisco Antonio Pereira Fialho Pereira Fialho, Aline França de Abreu

Resumo


Resumo O presente artigo apresenta um panorama teórico e prático sobre a Universidade Corporativa. Discute-se o papel do e-Learning e das tecnologias da informação no suporte ao processo organizacional das Universidades Corporativas. Para expor estas relações a partir da revisão da literatura, foram avaliados diversos aspectos referentes a Universidade Corporativa numa empresa multinacional para evidenciar seu valor na comunicação, construção do conhecimento e aprendizado organizacional contínuo. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. Como aspecto conclusivo destaca-se a importância da Universidade Corporativa como catalisadora do capital humano e intelectual, assim como também do aprendizado individual e corporativo.

Palavras-chave Universidade Corporativa, e-Learning, Tecnologia da Informação.

 

Abstract This article presents a theoretical and practical panorama of the Corporate University. It discusses the role of e-Learning and information technology in the support of the organizational process of Corporate Universities. To explicit these relations based on a review of the literature, several aspects were considered in a multinational firm in order to highlight the importance attributed to communication, knowledge construction and continuous organizational learning. The methodology was based on the bibliographical and documentary research. In conclusion, the paper considers the importance of Corporate University as a catalyser of human and intellectual capital, as well as of individual and corporate learning.

Keywords Corporate University, e-Learning, Information Technology.

 


Palavras-chave


Universidade Corporativa; e-Learning; Tecnologia da Informação | Corporate University, e-Learning, Information Technology

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v4i1.256

Apontamentos

  • Não há apontamentos.