Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case

Ana Márcia Silva, Ari Lazzarotti Filho, Ana Paula Salles da Silva

Resumo


Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.

Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.

Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.

Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.

Palavras-chave


divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v7i2.443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.