A virada deliberativa nos estudos sociais da ciência e tecnologia e seus reflexos para novos regimes de inovação | The deliberative turn in social studies of science and technology and its reflections on the new innovation regimen

Paulo Fonseca

Resumo


Resumo A partir da constatação de uma virada deliberativa nos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT) são identificados reflexos dentro dos estudos e práticas de Inovação. Propõem-se duas categorias de participação pública: uma primeira, oriunda dos ESCT, cujo enfoque está nos produtores de tecnologia e uma segunda, cuja centralidade se encontra nos próprios usuários das inovações. Ainda que divergentes sobre arranjos institucionais e propósitos, são estruturas conceituais complementares que podem ser particularmente utilizadas para a elaboração de políticas para o desenvolvimento de tecnologias e inovações sociais.

Palavras-chave democracia; participação; avaliação de tecnologias; inovação; tecnologias sociais

Abstract From the identification of a ´deliberative turn´ in Science and Technology Studies (STS), it is possible to point out reflections in some innovation studies and practices. This article proposes two categories of public engagement: the first one, born in the STS, aims mostly at the technology producers, while the second centers the analysis on the innovation users. Although each category is divergent about its institutional settings and purposes, they are complementary conceptual frameworks that can be particularly useful in policy making for the development of Social Innovations or Technologies.

Keywords democracy; participation; technology assessment; innovation; social technologies


Palavras-chave


democracia; participação; avaliação de tecnologias; inovação; tecnologias sociais

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DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.467

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