2013, o ano em que a geração y debutou nas ruas como consumidora │ 2013, The year Generation Y made its debut in the streets as consumers

Autores

  • Ovidio Mota Peixoto UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.701

Palavras-chave:

Manifestações, Novas tecnologias, Cidadania.

Resumo

RESUMO Este artigo trata das manifestações ocorridas no Brasil em 2013, quando milhões de pessoas ocuparam as ruas e as redes sociais para mostrarem sua indignação e protestarem contra uma série de problemas, embora sem objetivar com profundidade nenhum deles. A proposta desta reflexão é questionar os rumos que o movimento tomou e suas reais condições de oferecer alternativa para o modelo de sociedade que se busca, além de chamar a atenção para o fato de que as novas tecnologias da comunicação, tendo a internet como lugar simbólico, não são capazes de fornecer garantia alguma de que se estão promovendo as transformações que historicamente se apresentam como necessárias. Em vez de luta e avanço cidadão o que pode estar acontecendo ou já ter acontecido é o debut de uma geração que reclama direitos de consumidor, mais do que cidadania.

Palavras-chave: Manifestações; Novas tecnologias; Cidadania.

ABSTRACT This paper deals with the events that occurred in Brazil in 2013, when millions of people took to the streets and social networks to show their indignation and to protest against a series of problems, although without objectifying in depth any one of them. The purpose of this reflection is to question the direction that the movement took and its actual capacity to offer an alternative to the model of society it seeks, in addition to calling attention to the fact that the new communication technologies, with the internet as their symbolic place, are unable to provide any guarantee that they are promoting the transformations that are historically presented as necessary. Instead of combat and citizen progress, what may be happening or have happened is the debut of a generation that demands consumer rights rather than citizenship.

Keywords: Protest; New technologies; Citizenship.

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Publicado

27/05/2014

Como citar

PEIXOTO, O. M. 2013, o ano em que a geração y debutou nas ruas como consumidora │ 2013, The year Generation Y made its debut in the streets as consumers. Liinc em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.18617/liinc.v10i1.701. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3549. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Crise da representação e redes