Ação moral e ontologia digital na América Latina: considerações a partir do pensamento de Rafael Capurro | Moral action and digital ontology in Latin America: considerations from the thinking of Rafael Capurro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v11i2.817

Palavras-chave:

Ação Moral, Ontologia Digital, América Latina, Rafael Capurro, TIC.

Resumo

RESUMO Este artigo percorre várias das discussões do professor Rafael Capurro, filósofo uruguaio, residente na Alemanha, a respeito do surgimento de uma ontologia digital na América Latina, e as problemáticas que isso gera na ausência de pesquisa que permita entender o que está acontecendo e quais podem ser seus custos a partir da perspectiva da construção de uma ação moral. O diálogo e o conflito entre a esfera global e local, a percepção de neutralidade a respeito dos dispositivos digitais, a carga paradigmática das tecnologias e ciências que vasculham o desenvolvimento informático, as patologias associadas ao ser digital e os problemas éticos que ele induz são os temas que este documento discute, baseado na obra do professor Capurro.

Palavras-chave: Ação Moral; Ontologia Digital; América Latina; Rafael Capurro; TIC.

ABSTRACT This article covers some of the discussions proposed by Rafael Capurro, the Uruguayan philosopher resident in Germany, about the emergence of a digital ontology in Latin America, and the problems it generates in the absence of research that allows understanding what is happening, and what may be its costs from the perspective of building moral action. The dialogue and conflict between the global and local spheres, the perception of neutrality with respect to digital devices, the paradigmatic weight of technologies and sciences that search computer developments, the pathologies associated with digital being, and the ethical problems it induces are the topics that this document discusses based on professor Capurro’s work.

Keywords: Moral Action; Digital Ontology; Latin America; Rafael Capurro, ICT.

Biografias dos autores

Cristian Berrío Zapata, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Psicologia, Pontificia Universidad Javeriana (1997), especialização em Gestão de Tecnologia e Competitividade, Pontificia Universidad Javeriana (2002), diplomado em pesquisa da Gestão, Universite de Rouen França (2006) Mestrado em Administração, Universidad Nacional de Colômbia (2009). Atualmente é doutorante em Ciência da Informação (2013) da Universidade Estadual Paulista UNESP. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Estrategia, atuando principalmente nos temas de: gestão tecnológica e sistemas de informação, competitividade, inovação, e gestão de conhecimento.

Ricardo César Gonçalves Sant’Ana, Universidade Estadual Paulista UNESP

Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Tupã em regime de dedicação exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui especializações em Gestão de Sistemas de Informação e Orientação à Objetos. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Membro dos Grupos de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação-UNESP e CEPEAGRO-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciencias Contábeis e Administracao de Tupa, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor e como integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

Downloads

Publicado

29/10/2015

Como citar

Berrío Zapata, C., & Gonçalves Sant’Ana, R. C. (2015). Ação moral e ontologia digital na América Latina: considerações a partir do pensamento de Rafael Capurro | Moral action and digital ontology in Latin America: considerations from the thinking of Rafael Capurro. Liinc Em Revista, 11(2). https://doi.org/10.18617/liinc.v11i2.817

Edição

Seção

Dilemas ético-epistemológicos da era da informação