Como pesquisadores e veículos têm tratado o tema comentário de leitores na internet | How researchers and media have treated the topic of readers’ comments on the Internet

Autores

  • Thaisa Cristina Bueno Professora adjunta do curso de Comunicação Social - Jornalismo, UFMA.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v12i1.874

Palavras-chave:

Comentários de Leitores, Pesquisas sobre Comentários, Participação.

Resumo

RESUMO Este artigo tem como proposta apresentar um levantamento sobre o tema comentário de leitores na internet. O estudo pretende promover uma discussão sobre como pesquisadores têm abordado o tema, bem como sobre o modo como os veículos têm se colocado diante da questão. Para isso, este mapeamento reúne pesquisas registradas nos 46 programas de pós-graduação em comunicação social (mestrado e doutorado) listados pela Capes, e discute o papel desse dispositivo de participação no atual contexto da mídia.

Palavras-chave: Comentários de Leitores; Pesquisas sobre Comentários; Participação.

ABSTRACT This article presents a study in the topic of readers’ comments on the Internet. The study aims to promote a discussion about the way researchers have addressed this topic and how different media have positioned themselves in face of this issue. A survey of research mapped production in 46 postgraduate programs (MSc and PhD) in Social Communication listed by Capes. In view of these results, the article discusses the role of this participation device in current media context.

Keywords: Readers’ Comments; Research on Comments; Participation.

Biografia do autor

Thaisa Cristina Bueno, Professora adjunta do curso de Comunicação Social - Jornalismo, UFMA.

Doutora em Comunicação Social pela PUC-RS, mestre em Letras pela UFMS, e professora do curso de Jornalismo na UFMA.

Downloads

Publicado

31/05/2016

Como citar

BUENO, T. C. Como pesquisadores e veículos têm tratado o tema comentário de leitores na internet | How researchers and media have treated the topic of readers’ comments on the Internet. Liinc em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.18617/liinc.v12i1.874. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3698. Acesso em: 29 mar. 2024.