Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology

Autores

  • Rafael Peretti Pezzi Universidade Federal do Rio Grand do Sul
  • Heitor Carpes Marques Fernandes Universidade Federal do Rio Grand do Sul
  • Rafael Vasques Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marina Pinto Pizarro de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leonardo Sehn Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renan Bohrer da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jan Luc dos Santos Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Rodrigues Weihmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3757

Palavras-chave:

Conhecimento Livre, Ciência Cidadã, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre

Resumo

RESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.

Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.

ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.

Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.

Downloads

Publicado

06/06/2017

Como citar

PEZZI, R. P.; FERNANDES, H. C. M.; BRANDÃO, R. V.; DE FREITAS, M. P. P.; ALVES, L. S.; DA SILVA, R. B.; TAVARES, J. L. dos S.; WEIHMANN, G. R. Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology. Liinc em Revista, [S. l.], v. 13, n. 1, 2017. DOI: 10.18617/liinc.v13i1.3757. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências de laboratórios e ciência cidadã