Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology

Rafael Peretti Pezzi, Heitor Carpes Marques Fernandes, Rafael Vasques Brandão, Marina Pinto Pizarro de Freitas, Leonardo Sehn Alves, Renan Bohrer da Silva, Jan Luc dos Santos Tavares, Guilherme Rodrigues Weihmann

Resumo


RESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.

Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.

ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.

Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.


Palavras-chave


Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3757

Apontamentos

  • Não há apontamentos.