Entre a poesia e a ciência da informação: reapropriações do cinema found footage nos domínios digitais | Between poetry and information science: reappropriations of found footage cinema in digital domains

Carlos Adriano Jeronimo de Rosa, Claudio Marcondes Castro Filho

Resumo


RESUMO O artigo trata de deslocamentos da informação nos territórios do found footage (cinema de reapropriação de arquivo) e do YouTube, a partir do filme Sem título # 3: E para que poetas em tempo de pobreza? (2016). Na pesquisa explicativa, descritiva e exploratória que tem o estudo de caso como método, são abordadas as confluências e coinfluências entre mediação e enunciação no arquivístico século XXI. Aponta a hipótese de que o found footage pode ser um método de mediação da informação. Um procedimento operacional para se entender os fenômenos da imagem nos campos do audiovisual, das tecnologias da informação e comunicação, e das ciências da informação

Palavras-chave: Cinema Found Footage; Informação; Mediação; Reapropriação; YouTube.

ABSTRACT The article deals with dislocations of information in the territories of Found Footage (cinema of archive reappropriation) and YouTube, based on the film Untitle # 3: And what are poets for in a time of poverty? (2016). In an explanatory, descriptive and exploratory research that uses the case study as a method, the confluences and co-influences between mediation and enunciation in archivistic 21 century are taken. We release a hypothesis that found footage can be a method for the mediation of information. An operational procedure to understand the phenomena of image in the fields of audiovisual media, information and communication technologies, and information science.

Keyowrds: Found Footage Film; Information; Mediation; Reappropriation; YouTube.


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DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4185

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