A organização do conhecimento de uma perspectiva sistêmica e a mobilização do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4308

Resumo

RESUMO O texto analisa três perspectivas de organização do conhecimento: como objeto, como estrutura e por disciplinas, a partir dele propõe a organização do conhecimento de uma perspectiva complexa e sistêmica. Esta perspectiva nos permite visualizar a integração do sujeito e do objeto, romper barreiras disciplinares, superar o pensamento dicotômico e problematizar a dimensão dinâmica do conhecimento como um elemento em contínua transformação a partir do conceito de “mobilização do conhecimento”. É argumentado o potencial desta categoria para vincular a natureza dinâmica do conhecimento com sua aplicação prática dirigida à transformação social.

Palavras-chave: Organização do Conhecimento; Mobilização do Conhecimento; Pensamento Complexo; Geopolítica do conhecimento.

Biografia do autor

Ricardo Pérez Mora, UNIVERSIDAD DE GUADALAJARA

Profesor investigador titular. Universidad de Guadalajara

Blanca Lizbeth Inguanzo Arias, Universidad de Guadalajara

Estudiante de Doctorado en Gestión de la Educación Superior. Universidad de Guadalajara

Publicado

17/12/2018

Como citar

PÉREZ MORA, R.; INGUANZO ARIAS, B. L. A organização do conhecimento de uma perspectiva sistêmica e a mobilização do conhecimento. Liinc em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.18617/liinc.v14i2.4308. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4308. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos