Melvil Dewey – entre o dito e o não dito: sujeito e historicidade do campo informacional | Melvil Dewey – between the said and the unsaid: the subject and the historicity of the informational field

Lídia Silva de Freitas, Rosana Portugal Tavares de Moraes

Resumo


RESUMO Constata que, apesar da ampla utilização da Classificação Decimal de Dewey (CDD), tanto em unidades de informação quanto no ensino de biblioteconomia no Brasil, pequena é a literatura disponível em português que trate das questões e limites culturais, políticos e científicos de suas aplicações. Ainda mais rara é a que busca analisar a historicidade desse instrumento e da trajetória intelectual de seu idealizador. Traz uma breve revisão de reflexões na literatura estrangeira de viés crítico e de busca da historicidade dos projetos de Melvil Dewey para a biblioteconomia norte-americana que terminou marcando a história da área no mundo. Busca compreender a abrangência e permanência histórica do uso da CDD. [Resumo_Liinc]

Palavras-chave: Melvil Dewey; História; Biblioteconomia; História.

ABSTRACT Despite the wide use of the Dewey Decimal Classification (DDC), both in information institutions in general and in library courses in Brazil, there is very little literature available in Portuguese that addresses the cultural, political and scientific questions and limits of its applications. It is even rarer to find literature that seeks to analyze the historicity of this instrument, and of the intellectual trajectory of its idealizer. This paper brings a brief review of reflections of the foreign literature with critical bias that search the historicity of the projects of Melvil Dewey for the American librarianship that marked the field history worldwide. It also seeks to understand the historical coverage and permanence of the use of CDD system.

Keywords: Melvil Dewey; History; Librarianship; History.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4309

Apontamentos

  • Não há apontamentos.