Produção de conhecimento pelas mídias sociais: um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016

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DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4568

Resumo

RESUMO O artigo aborda o uso de mídias sociais na criação de sentido voltada à produção de conhecimento a partir da polarização política no Reino Unido e no Brasil. Foi analisado o teor das manifestações apresentadas em hashtags do Twitter sobre o Brexit e o impeachment de 2016. Nas mídias sociais, o estudo evidencia comportamentos polarizados, porém distintos: no Reino Unido destacam-se os efeitos da decisão e, no Brasil, o posicionamento ideológico envolvido na questão. Conclui-se que nesses contextos de polarização, as mídias sociais intensificam o debate e a diversidade de opiniões, favoráveis ao processo democrático e à produção de conhecimento estimulada pela ambiguidade.

Palavras-chave: Mídias Sociais Digitais; Polarização Política; Produção de Conhecimento; Brexit; Impeachment 2016.

Biografia do autor

Simone Cristina Dufloth, Fundação João Pinheiro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro

Cristina Camila Teles Saldanha, Fundação João Pinheiro

Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro

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Publicado

16/10/2019

Como citar

DUFLOTH, S. C.; SALDANHA, C. C. T. Produção de conhecimento pelas mídias sociais: um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4568. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4568. Acesso em: 19 abr. 2024.