Produção de conhecimento pelas mídias sociais: um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4568Resumo
RESUMO O artigo aborda o uso de mídias sociais na criação de sentido voltada à produção de conhecimento a partir da polarização política no Reino Unido e no Brasil. Foi analisado o teor das manifestações apresentadas em hashtags do Twitter sobre o Brexit e o impeachment de 2016. Nas mídias sociais, o estudo evidencia comportamentos polarizados, porém distintos: no Reino Unido destacam-se os efeitos da decisão e, no Brasil, o posicionamento ideológico envolvido na questão. Conclui-se que nesses contextos de polarização, as mídias sociais intensificam o debate e a diversidade de opiniões, favoráveis ao processo democrático e à produção de conhecimento estimulada pela ambiguidade.
Palavras-chave: Mídias Sociais Digitais; Polarização Política; Produção de Conhecimento; Brexit; Impeachment 2016.
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