Curadoria de dados de pesquisa em repositórios de ensaios clínicos: uma revisão de escopo

Autores

  • Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)
  • Janaynne Carvalho do Amaral Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-9817-4572
  • Melina de Brito dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4766

Resumo

RESUMO O artigo investiga a prática da curadoria de dados de pesquisa em repositórios de ensaios clínicos. Propõe reflexões sobre a informação e seus múltiplos formatos no domínio da saúde e sugere uma definição para dados de pesquisa clínicos. Apresenta o conceito de curadoria de dados de pesquisa e fomenta novos estudos que priorizam a discussão sobre a gestão de dados de pesquisa e o movimento da Ciência Aberta no domínio da saúde. Aponta para a necessidade de implantação de políticas de gestão de dados de pesquisa que assegurem critérios de descrição, sistematização, compartilhamento, recuperação, interoperabilidade, preservação e reuso de dados. Como reflexão final, ressalta o desafio de discutir e implementar a prática de curadoria de dados de pesquisa produzidos por ensaios clínicos e evidencia o vasto e oportuno campo a ser explorado, tanto para pesquisadores quanto para profissionais da informação.

Palavras-chave: Curadoria de Dados; Dados de Pesquisa; Ensaio Clínico; Ciência Aberta; Reuso de Dados.

Biografia do autor

Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Janaynne Carvalho do Amaral, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Melina de Brito dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Downloads

Publicado

11/12/2019

Como citar

AMARAL GONÇALVES PINTO, F. de M.; DO AMARAL, J. C.; DOS SANTOS, M. de B. Curadoria de dados de pesquisa em repositórios de ensaios clínicos: uma revisão de escopo. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i2.4766. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4766. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dados de Pesquisa