O engajamento dos usuários do Facebook em relação à comunicação da Covid-19: uma análise da Prefeitura Municipal de Curitiba (Paraná, Brasil)

Palavras-chave: Mídias Sociais, Covid-19, Pandemia, Comunicação, Gestão de Riscos

Resumo

Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil, o aumento da utilização da internet cresceu substancialmente devido ao isolamento social no início da pandemia. Aliado a este fator, diversos órgãos públicos passaram a compartilhar conteúdos informativos por meio das mídias sociais. Deste modo, cada vez mais se faz necessário utilizar ferramentas que permitam compreender a efetividade das divulgações realizadas quanto ao enfrentamento da doença. O objetivo do artigo é examinar o engajamento dos seguidores da página oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba no Facebook, a partir da análise da tipologia e do teor das postagens, além do comportamento do respectivo público ao interagir com tais posts, durante os primeiros meses (entre 31/12/2019 e 30/04/2020) da pandemia da Covid-19 no município. A metodologia tem caráter quantitativo, sendo utilizado o software Facepager para coleta dos dados. Após a coleta, foi realizada a análise dos tipos de conteúdo e dos tipos de mídia adotadas pela Prefeitura, caracterizando as publicações de acordo com sua temática principal. Como principais resultados, observa-se que as publicações aumentaram de forma crescente, em conjunto com o número de casos e óbitos registrados. Não obstante, os tipos de mídia mais utilizados são as fotos, assim como os conteúdos mais compartilhados se referem à comunicação em tempo real, a sensibilização e educação e o relatórios de atividades realizadas. Conclui-se que a análise de ferramentas de uso público, como o Facebook, é muito importante para que os gestores locais compreendam o alcance da informação em momentos de crise

Biografia do Autor

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Murilo Noli da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Mestrando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná

Larissa Maria da Silva Ferentz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade Souza. Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Nicole Santos Accioly Rodrigues da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Engenheira Ambiental pela PUCPR.

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Publicado
31/12/2020
Como Citar
GarciasC. M., FonsecaM. N. da, FerentzL. M. da S., & CostaN. S. A. R. da. (2020). O engajamento dos usuários do Facebook em relação à comunicação da Covid-19: uma análise da Prefeitura Municipal de Curitiba (Paraná, Brasil). Liinc Em Revista, 16(2), e5353. https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5353
Seção
Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19