MostrEmCasa: Arte, Tecnologia e Experiência Decolonial no Contexto de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5774

Palavras-chave:

Pandemia, Arte, Tecnologia, Ensino/aprendizagem, Experiência decolonial

Resumo

O trabalho trata diretamente da experiência na realização de um curso livre na modalidade online, como atividade complementar ao currículo em um curso de graduação na área de Comunicação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tal atividade surge como possibilidade em contribuir na construção de rumos/direcionamentos para a educação no contexto da pandemia Covid-19, na medida em que reflexiona o locus de ensino/aprendizagem – processos, espaços, sujeitos – através da arte e tecnologia, a partir de uma perspectiva decolonial. O curso MostrEmCasa teve como objetivo refletir sobre a importância da arte e das linguagens midiáticas como um elemento fundamental para a consciência, acolhimento e enfrentamento aos desafios vividos mundialmente, buscando experienciá-las no cotidiano “mínimo” imposto por esse período de isolamento/confinamento social. Os resultados apontam que a arte, através das tecnologias digitais, numa perspectiva decolonial, se constitui como um recurso para o livre pensar/fazer sobre si e sobre o mundo

Biografia do autor

Claudio Xavier, Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia-UNEB (atua no curso de Comunicação); Membro Permanente do Comitê de Iniciação Científica (área de Ciências Sociais Aplicadas); Pós-doutor no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal (2017); Doutor em Ciências e Tecnologias da Comunicação (Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal - 2008 com bolsa CAPES); Mestre em Educação (Currículo e Tecnologias da Comunicação, UFBa, 2004 - com distinção), Especialista em Computação Gráfica (Unifacs, 1999), Bacharel em Design, com ênfase em Computação Gráfica (Unifacs, 1997). Tem experiência nas áreas de Artes, Design, Comunicação, Educação e Tecnologias Digitais. Na experiência acadêmico/científica, vem atuando a partir da tríade Imagem/Corpo/Tecnologia, nomeadamente: ciberespaço, cibercorpo e ciberaprendizagem (corporeidade e corporalidade no contexto tecnológico); design e (in)formação visual; objetos e espaços de aprendizagem. Desenvolve a construção conceitual de egomuseu - musealização de si nas redes sociais - a partir de narrativas e autorias no Instagram.

Katia Santos de Morais, Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), com estágios doutorais no Communication and Media Research Institute (CAMRI) da Universidade de Westminster (Inglaterra) e no Department of Radio-Television-Film (RTF) da Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos), este último com bolsa sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotada no Colegiado de Comunicação Social- Relações Públicas, Departamento de Ciências Humanas (DCH1). É membro permanente do Comitê de Iniciação Científica da mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa sobre relações entre a política audiovisual, indústria de mídia e produção independente. Integra os grupos de pesquisa Interfaces (UNEB) e Comunicação e Política- CP-Redes (PósCom/UFBA). Áreas de interesse: Economia Política do Audiovisual; Mídia global; Indústrias de mídia; Políticas de comunicação.

Nadia Virginia Barbosa Carneiro, Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Foi professora da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, de 1994 à 2013. Desde fevereiro de 2014 é professora titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: olhar cidade fotografia imagem imaginário, obra de arte estética olhar, diversidade, audiovisual, cultura, tecnologia, contemporaneidade e imagem. Também atua como consultora de projetos das áreas de Ciências Humanas, Artes, Audiovisual e Filosofia, bem como na orientação de projetos de pesquisa e candidaturas a residências artísticas. Colabora como consultora em Comunicação, radiodifusão educativa e universitária pública.

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Publicado

30/11/2021

Como citar

XAVIER, C. .; MORAIS, K. S. de; CARNEIRO, N. V. B. MostrEmCasa: Arte, Tecnologia e Experiência Decolonial no Contexto de Pandemia. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5774, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5774. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5774. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Decolonialidade e Ciência da Informação: veredas dialógicas