Cartografias Subalternas: travessias epistemológicas para a Ciência da Informação

Autores

  • Jéssica Paola Macedo Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1343-2630
  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6872-4054

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5786

Palavras-chave:

Cartografia Epistemológica, Descolonização Epistemológica, Estudos Pós-coloniais, Estudos Decoloniais

Resumo

Neste trabalho propomos uma interpretação do percurso de conformação dos estudos pós-coloniais e decoloniais. Para executá-la, através de pesquisa bibliográfica, caracterizamos o pós-colnialismo e a decolonialidade, que surgem como tensionamentos epistemológicos resultantes do processo de luta e de resistência contra a colonização. Assimilamos o contexto de surgimento, o florescimento, os campos de disputa, as proposições de ruptura, as continuidades, os contrastes e as reivindicações das duas perspectivas. A discussão teórica é baseada no pensamento crítico latino-americano que elabora a sua crítica à hegemonia através das Teorias Sociais do Sul. Com vistas à explicitação das devidas distinções temáticas, efetuamos o levantamento bibliográfico a partir de diferentes fontes de informação. A pesquisa possui caráter exploratório-investigativo e abordagem qualitativa. As interpretações dos resultados seguem as pistas da concreticidade histórica por meio de percepções dos modos de desenvolvimento da cartografia epistemológica, utilizando-se da dialética para desvelar os territórios epistêmicos pós-coloniais e decoloniais. Por fim, compreendemos que a permanência das colonialidades na América Latina é fruto das disputas, das dependências, das contradições e das resistências que ultrapassam fronteiras e que não se encerram em binarismos como Norte e Sul. As colonialidades devem ser analisadas em sua complexidade e refinamento, uma vez que operam na formação de elites intelectuais e econômicas e na conformação do discurso científico, percebidas, inclusive, de modo residual nos estudos que se propõem alternativos.

Biografia do autor

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Rodrigo Silva Caxias de Sousa é Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS (2000), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003) e Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS (2007-2011).

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Publicado

30/11/2021

Como citar

MÜLLER, J. P. M.; SOUSA, R. S. C. de. Cartografias Subalternas: travessias epistemológicas para a Ciência da Informação. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5786, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5786. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5786. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Decolonialidade e Ciência da Informação: veredas dialógicas