Cultura, Conhecimento e Memória: olhares decoloniais

Autores

  • Naiene Sanchez Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4688-8933
  • Selma Cristina da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5658-6448

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5820

Palavras-chave:

Decolonialidade, Conhecimento, Produção cultural e artística, Colonialidade do saber

Resumo

A sessão 3 aborda as condições e as circunstâncias da produção de conhecimento tanto na sua dimensão acadêmica, no âmbito das universidades, quanto na perspectiva da criação artística, através dos produtos culturais de grande circulação. O fio condutor de ambas as reflexões é a colonialidade do saber, pensada como desdobramento das noções de colonialidade do ser e do poder. A professora Nancy Sanchez Tarrago discorre sobre a produção de conhecimento científico nos hemisférios Sul e Norte e as implicações dos processos de legitimação e valoração. A professora Giulia Crippa, por sua vez, analisa duas obras literárias, de origem australiana, adaptadas como audiovisuais - O Livro dos Peixes de William Gould (Richard Flanagan) e Picnic at Hanging Rock (Joan Lindsay) – as quais permitem perceber instantes de desconstrução e crítica da memória e da história oficial da colonialidade

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Publicado

30/11/2021

Como citar

SANCHEZ, N.; SILVA, S. C. da. Cultura, Conhecimento e Memória: olhares decoloniais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5820, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5820. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5820. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência: Decolonialidade e Ciência da Informação