A inclusão social e digital de pessoas com limitação visual e o uso das tecnologias de informação e de comunicação na produção de páginas para a Internet
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i1.1156Palavras-chave:
Informática na Educação Especial, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Inclusão Social e Digital.Resumo
Este trabalho relata a atividade do acesso e do uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs), tendo como sujeito uma pessoa com necessidades educacionais especiais (PNEE) na produção de páginas para a Internet.
A atividade permitiu a observação das barreiras e dificuldades enfrentadas e superadas, mediante o uso de ambiente de aprendizagem mediado por computador (AAMC). Foram utilizadas várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, resultando em uma postura de compartilhamento no qual cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. O artigo aponta que, com a educação e o uso das TICs, é possível promover a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.
Palavras-chave
Informática na educação especial. Tecnologias de informação e de comunicação. Inclusão social e digital.
Social and digital inclusion of people with visual impairment and the use of information and communication technologies in the creation of Internet pages
Abstract
This work reports the activity of Information and Communication Technologies (ICTs) access and use having as subject a Person with Special Education Needs (PSENs) in the production of Internet pages.
That activity has enabled the observation of obstacles and difficulties both faced and overcome through the use of an Environment of Learning Mediated by Computer (ELMC). A number of alternatives and communication modes as well as appropriate technologies have been used in order to work the proposed activity out. It has brought about a posture of sharing, through which each person has a lot to cooperate and to donate in a search for a collective construction and overcome limitations, whether physical or technological. The article points out that through education and ICT usage the social and digital inclusion of PSENs with visual impairment is possible.
Keywords
Informatics in special education. Information and communication technologies. Social and digital inclusion.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.