E-publishing development and changes in the scholarly communication system
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i1.1194Palavras-chave:
E-publishing, Modelo de Negocios, Open AccessResumo
New and alternative scientific publishing business models is a reality driven mostly by the information and communication technologies, by the movements towards the recovery of control of the scientific communication activities by the academic community, and by the open access approaches. The hybrid business model, mixing open and toll-access is a reality and they will probably co-exist with respective trade-offs. This essay discusses the changes driven by the epublishing and the impacts on the scholarly communication system stakeholders’ interrelationships (publishers-researchers, publishers-libraries and publishers-users interrelationships), and the changes on the scientific publishing business models, followed by a discussion of possible evolving business models. Whatever the model which evolves and dominates, a huge cultural change in authors’ and institutions publishing practices will be necessary in order to make the open access happen and to consolidate the right business models for the traditional publishers. External changes such as policies, rewarding systems and institutions mandates should also happen in order to sustain the whole changing scenario.
Keywords
E-publishing. Open access. Scholarly communication. Scientific communication. Business models.
O Desenvolvimento das publicações eletrônicas e as mudanças no sistema de comunicação científica
Resumo
Os novos e alternativos modelos de negócio no sistema de publicação científica no formato digital compõem uma realidade conduzida, na sua maior parte, pelas tecnologias de informação e de comunicação, pelos movimentos para a recuperação do controle das atividades de comunicação científica pela própria comunidade acadêmica e pelas abordagens de acesso aberto ou livre (open access). O modelo de negócio híbrido, o qual combina o acesso aberto e o acesso restrito / pago (toll-access), é um modelo que provavelmente coexistirá. Esse artigo discute as mudanças que as publicações eletrônicas geraram no interrelacionamento entre os atores na cadeia de comunicação científica (interrelacionamento entre editores-pesquisadores, editores-bibliotecas e editores-usuários) e também os impactos gerados nos modelos de negócio no sistema de publicação científica. Em seguida, discutem-se os modelos de negócio que possivelmente podem evoluir e coexistir. Qualquer que seja o modelo de negócios que predomine, será essencial que ocorra profunda mudança cultural nos autores e nas práticas de publicação das instituições, de forma a permitir que o modelo de acesso aberto (ou acesso livre) desenvolva-se e também a possibilitar a consolidação um modelo de negócio adequado e viável para os publicadores tradicionais. Igualmente essencial e visando a sustentar esse cenário em contínua evolução, é a necessidade de mudanças em aspectos externos ao processo de publicação, tais como nas políticas, nos sistemas de recompensa e nas regras institucionais relacionadas ‘a comunicação e publicação científicas.
Palavras-chave
Publicações eletrônicas. Publicações digitais. Comunicação científica. Modelos de negócio. Acesso aberto. Acesso livre.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.