Ciência da Informação: atuação profissional e as contribuições para o desenvolvimento do campo científico por parte dos egressos do PPGCI (ICI/UFBA)
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i3.1205Palavras-chave:
ciência da informação, egressos, pós-graduação, atuação profissionalResumo
Diante do conflito do mundo do trabalho provocado pelas mudanças tecnológicas em que fronteiras profissionais desaparecem, acredita-se ser de fundamental importância pesquisas subsidiem o desenvolvimento de novas trajetórias da formação e as demandas de contexto. Relata-se uma investigação sobre a atuação profissional e a contribuição de egressos da pós-graduação do Instituto de Ciência da Informação (UFBA-POSICI) para o campo científico da área, que defenderam suas dissertações no período de 1998-2006, presentando indicadores que permitiram analisar tendências sobre o desempenho dos cursos, dos próprios titulados e do seu mercado profissional. Percebeuse, por meio dos dados coletados e analisados, que diferentes questões puderam ser visualizadas no tocante à atuação profissional, à contribuição do campo científico da CI e à importância dos cursos de pós-graduação para os processos de inovação do conhecimento da sociedade.
Palavras-chave: Ciência da informação. Egressos. Pós-graduação. Atuação profissional.
Information science: professional performance and contributions for the development of the scientific field by the graduates from PPGCI (ICI/UFBA)
Abstract
Taking into consideration the different conflicts in the labor world as a result of the technological changes where professional frontiers fade away, it is of fundamental importance that research may subsidize the development of new trajectories of education and context demands. A research has been carried out about the professional performance of graduates from Post-Graduation of the Institute of Information Science for the scientific field in this area. Dissertations presented by them from 1998 to 2006 show indicators which allow an analysis of the trends about the performance of the students, the courses and their professional market. Through data collected and analyzed, different issues can be visualized with reference to professional performance, contribution to the scientific field of Information Science, as well as to the importance of the Post-Graduation courses for the processes of innovating society knowledge.
Keywords: Information science. Graduates. Post-Graduation. Professional performance.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.