Ciência da Informação: atuação profissional e as contribuições para o desenvolvimento do campo científico por parte dos egressos do PPGCI (ICI/UFBA)

Autores/as

  • Aida Varela Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Departamento de Biblioteconomia.
  • Maura Iclea Castro Universidade do Estado da Bahia
  • Igor Barauna Guimaraes Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i3.1205

Palabras clave:

ciência da informação, egressos, pós-graduação, atuação profissional

Resumen

Diante do conflito do mundo do trabalho provocado pelas mudanças tecnológicas em que fronteiras profissionais desaparecem, acredita-se ser de fundamental importância pesquisas subsidiem o desenvolvimento de novas trajetórias da formação e as demandas de contexto. Relata-se uma investigação sobre a atuação profissional e a contribuição de egressos da pós-graduação do Instituto de Ciência da Informação (UFBA-POSICI) para o campo científico da área, que defenderam suas dissertações no período de 1998-2006, presentando indicadores que permitiram analisar tendências sobre o desempenho dos cursos, dos próprios titulados e do seu mercado profissional. Percebeuse, por meio dos dados coletados e analisados, que diferentes questões puderam ser visualizadas no tocante à atuação profissional, à contribuição do campo científico da CI e à importância dos cursos de pós-graduação para os processos de inovação do conhecimento da sociedade.

Palavras-chave: Ciência da informação. Egressos. Pós-graduação. Atuação profissional.

Information science: professional performance and contributions for the development of the scientific field by the graduates from PPGCI (ICI/UFBA)

Abstract

Taking into consideration the different conflicts in the labor world as a result of the technological changes where professional frontiers fade away, it is of fundamental importance that research may subsidize the development of new trajectories of education and context demands. A research has been carried out about the professional performance of graduates from Post-Graduation of the Institute of Information Science for the scientific field in this area. Dissertations presented by them from 1998 to 2006 show indicators which allow an analysis of the trends about the performance of the students, the courses and their professional market. Through data collected and analyzed, different issues can be visualized with reference to professional performance, contribution to the scientific field of Information Science, as well as to the importance of the Post-Graduation courses for the processes of innovating society knowledge.

Keywords: Information science. Graduates. Post-Graduation. Professional performance.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Aida Varela, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Departamento de Biblioteconomia.
    2000 - 2003 Doutorado em Ciências da Informação. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Informação e Autonomia: A Mediação segundo Feuerstein, Ano de Obtenção: 2003. Orientador: Antonio Lisboa C de Miranda e Kátia de Carvalho . Palavras-chave: modificabilidade cognitiva; documento; mediação; funções cognitivas; operações mentais; competências e habilidades. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Teoria Geral da Informação. 1996 - 1999 Mestrado em Ciências da Informação. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: A Informação e A Construção da Cidadania, Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Jaime Robredo e Kátia de Carvalho. Palavras-chave: informação; cultura; educação; tranferência da informação; conhecimento; tranformação social e cidadania. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Teoria Geral da Informação. 1999 - 2000 Especialização em Educação Continuada e à Distância. (Carga Horária: 600h). Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Projeto Insitucional - Capacitação de Professores à Distãncia. Ano de finalização: 2000. 1984 - 1985 Especialização em Programa Em Educação de Adultos. (Carga Horária: 900h). University of British columbia, UBC, Canadá. Título: Manual para produtores em educação à distância. Ano de finalização: 1985. Orientador: Paz Butendahl. 1979 - 1982 Graduação em Serviço Social. Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil. Título: Acompanhamento de deficientes visuais em escolas regulares. Orientador: Marfisia Araújo. 1978 - 1981 Graduação em Licenciatura Em Pedagogia. Faculdade de Educação da Bahia, FEBA, Brasil. 1964 - 1967 Graduação em Licenciatura Em Letras. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
  • Maura Iclea Castro, Universidade do Estado da Bahia
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Igor Barauna Guimaraes, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB)
    Graduado em Letras pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL); Graduando em Jornalismo pela Faculdade da Cidade do Salvador (FCS); Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período 2008-2009.

Publicado

30/12/2008

Número

Sección

Artículos