Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia

Autores

  • Sonia Nascimento de Paula PUC - Campinas
  • José Oscar Fontanini de Carvalho PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i3.1232

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão digital, Alunos com deficiência, Currículo de cursos de graduação em Biblioteconomia.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo propor uma disciplina que ajude na formação do bibliotecário no atendimento da pessoa com deficiência em bibliotecas universitárias. Temas abordados: o acesso à informação; aspectos históricos da acessibilidade; legislação e a pessoa com deficiência; atribuições dos bibliotecários nos serviços prestados à comunidade universitária. Foram analisados dois programas de acessibilidade em bibliotecas universitárias brasileiras: Programa de Acessibilidade da PUC-Campinas (ProAces); Laboratório de Acessibilidade da Unicamp (LAB), por serem referência na literatura da área, servindo de base para a proposta da disciplina. A análise revelou barreiras e soluções encontradas para facilitar o acesso à informação do aluno com deficiência. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, valendo-se da pesquisa bibliográfi ca e observações em bibliotecas acessíveis.

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão digital. Alunos com deficiência. Currículo de cursos de graduação em biblioteconomia.

Information accessibility: proposal in a discipline for librarian undergraduate courses

Abstract

The objective of this article is to propose accessibility to information as a discipline for helping librarians to render services to disabled people in university libraries. The main topics are access to information; historical aspects of accessibility; legislation on disabled people; and attributions of librarians rendering services to the university community. Two programs about accessibility to Brazilian universities were analyzed: Program of Accessibility of PUC-Campinas (ProAces) and Laboratory of Accessbility of Unicamp (LAB). These programs are a reference in literature of this area and are used as a basis for proposing this discipline. Barriers were found and solutions presented for making the access to information easier for disabled people. An exploratory and descriptive analysis based mainly on bibliographic research and visits to accessible libraries.

Keywords: Accessibility. Digital inclusion. Students with disabilities. Curriculum of graduation courses in library science.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia Nascimento de Paula, PUC - Campinas
    Aluna do Mestrado em Ciência da Informação  na PUC de Campinas - Turma 2007
  • José Oscar Fontanini de Carvalho, PUC-Campinas

    José Oscar Fontanini de Carvalho
    Doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de
    Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil. Professor do Centro
    de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia da Pontifícia
    Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas, Campinas,
    SP, Brasil
    E-mail: oscar@oscar.pro.br

Downloads

Publicado

12/05/2010

Edição

Seção

Artigos