Estudo dos elementos de pesquisa das teses de doutorado em ciência da informação do convênio Ibict/UFRJ-ECO

Autores

  • Ercilia Severina Mendonça Secretaria Municipal de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf..v40i3.1297

Palavras-chave:

ciência da informação, disciplina, objeto, área de conhecimento, linha de pesquisa, docente, discente, citação

Resumo

O artigo mostra o resultado do estudo realizado nas 57 teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/UFRJ-ECO. Dentre os elementos pesquisados estão: as disciplinas, os objetos de pesquisa, as tipologias, as áreas de conhecimento, as linhas de pesquisa, o corpo docente, o corpo discente, as citações. Esses elementos formaram um rico mosaico de pesquisa para se compreender a primeira fase de produção de conhecimento da ciência da informação no Brasil.

Palavras-chave

Ciência da informação. Objeto de pesquisa. Área de conhecimento. Linha de pesquisa. Corpo docente. Corpo discente.

Study of the research elements of doctor’s degree thesis in information science of the Ibict/UFRJ-ECO covenant

Abstract

The article show the result of a study carried out in fiftyseven doctor’s degree thesis of the Post- Graduation Program in Information Science in covenant with Ibict/UFRJ-ECO. Among the researched items are: disciplines,objects of research, typologies, areas of knowledge, research lines, professors and students body. These elements formed a rich mosaic of research to understand the first phase of knowledge production of the information science in the Brazil.

Keywords

Information science. Area of knowledge. Research line. Professors. Student body.

Biografia do autor

Ercilia Severina Mendonça, Secretaria Municipal de Saúde

Mestrado em ciência da informação pela Universidade Federal Fluminense – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Coordenação de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro.
Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Núcleo de Publicações e Memória da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
E-mail: ercilia.smsdcnucleo@gmail.com

Downloads

Publicado

17/06/2013

Como citar

Mendonça, E. S. (2013). Estudo dos elementos de pesquisa das teses de doutorado em ciência da informação do convênio Ibict/UFRJ-ECO. Ciência Da Informação, 40(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v40i3.1297

Edição

Seção

Artigos