Avaliação das noções de gerenciamento da informação de objetos na Web para professores: estudo de caso

Autores

  • Dorlivete Moreira Shitsuka Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1345

Palavras-chave:

Indentificador de objetos digitais, Gerenciamento da informação, Informação, Avaliação de Ensino.

Resumo

Com o aumento da quantidade de informações disseminadas pelos meios eletrônicos, torna-se necessário o gerenciamento delas em termos de localização, titularidade e direitos autorais. O sistema de identificação de objetos digitais, em inglês DOI (Digital Object Identifier), permite a identificação em nível mundial por meio do registro dos metadados. Espera-se que os professores universitários tenham conhecimentos sobre o assunto. O presente estudo avalia as noções de DOI em professores de uma instituição de ensino superior localizada no Estado de São Paulo. Realizou-se pesquisa exploratória, qualitativa com viés quantitativo, no conjunto de 16 professores da área tecnológica, de médio porte, que conta com 20 professores nessa área. Os doutores foram a categoria deste estudo na qual os professores indicaram que todos conheciam o tema. Houve a disseminação da informação sobre o gerenciamento de informação na Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Dorlivete Moreira Shitsuka, Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) – São Paulo, SP - Brasil. Professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) – São Paulo, SP - Brasil. Tutora de Educação a distância do Centro Universitário Claretiano – Batatais, SP - Brasil. Tutora de Educação a distância da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ - Brasil.

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) – São Paulo, SP - Brasil. Professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Itabira, MG - Brasil. Tutor de Educação a distância da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Como citar

Shitsuka, D. M., & Shitsuka, R. (2015). Avaliação das noções de gerenciamento da informação de objetos na Web para professores: estudo de caso. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1345

Edição

Seção

Estudo de Caso