Mediações da informação e da comunicação: Porto Alegre nas narrativas do jornal Zero Hora

Autores

  • Valdir José Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Paula Sehn
  • Luis Fernando Herbert Massoni

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1412

Palavras-chave:

Imaginário, Cidadãos, Imaginários urbanos, Porto Alegre, Patrimônio cultural

Resumo

Apresenta relato da pesquisa Porto Alegre Imaginada: as representações dos cidadãos sobre a cidade. Compreende como ocorrem as mediações das informações sobre a cidade divulgadas no jornal Zero Hora de Porto Alegre. Engloba as publicações impressas no ano de 2010 e a publicação no ambiente virtual do jornal. Estuda as mediações exercidas pelos meios (impresso e digital) na divulgação das narrativas escritas e visuais dos cidadãos, no papel de narradores. Utiliza abordagem qualitativa para analisar os conteúdos das informações que circulam sobre a cidade, veiculadas pelo jornal. Analisa as reportagens de Zero Hora publicadas em março de 2010, denominadas Mostre o Seu Bairro. Conclui que as informações divulgadas no meio impresso auxiliam no processo de construção e mediação das representações sobre a cidade, bem como na construção dos imaginários urbanos, pois fortalecem determinadas concepções sobre a cidade e o seu patrimônio cultural e urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Valdir José Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.

Ana Paula Sehn

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil. Graduanda em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Luis Fernando Herbert Massoni

Mestrando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), Brasil.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como citar

Morigi, V. J., Sehn, A. P., & Massoni, L. F. H. (2015). Mediações da informação e da comunicação: Porto Alegre nas narrativas do jornal Zero Hora. Ciência Da Informação, 43(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1412