Termo, conceito e relações conceituais: um estudo das propostas de Dahlberg e Hjorland

Autores

  • Maria Antônia Fonseca Melo
  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1419

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Pragmatismo, Positivismo, Conceito, Relações conceituais, Ingetraut Dahlberg, Birger Hjorland

Resumo

Propõe uma análise teórico-comparativa da influência do posicionamento epistemológico de dois importantes teóricos do estudo do conceito na ciência da informação: Ingertraut Dahlberg e Birger Hjorland. A identificação da influência das correntes positivista e pragmática no posicionamento epistemológico de Dahlberg e Hjorland foi realizada com a análise da produção científica dos dois autores quanto aos elementos principais da representação temática da informação: conceito, termo e relacionamento, além da definição de cada teórico para o que considera organização do conhecimento. Observa-se que os estudos de Dahlberg apresentam características do pensamento positivista e Hjorland segue uma linha pragmatista. Ressalta-se que não há oposição, mas sim a convivência de abordagens teóricas numa busca pela compreensão dos complexos processos de organização do conhecimento. Entende-se a coexistência de abordagens teóricas como relevante contribuição para a prática da organização do conhecimento, pois a complexidade e a interdisciplinaridade do estudo do conceito demandam perspectivas epistemológicas diversas, como a positivista e a pragmática, para análise dos conceitos e relacionamentos semânticos em diferentes contextos sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Antônia Fonseca Melo

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Bibliotecária da Câmara dos Deputados - Brasília, DF - Brasil.

Marisa Bräscher, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Melo, M. A. F., & Bräscher, M. (2015). Termo, conceito e relações conceituais: um estudo das propostas de Dahlberg e Hjorland. Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1419