Termo, conceito e relações conceituais: um estudo das propostas de Dahlberg e Hjorland
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1419Keywords:
Organização do conhecimento, Pragmatismo, Positivismo, Conceito, Relações conceituais, Ingetraut Dahlberg, Birger HjorlandAbstract
Propõe uma análise teórico-comparativa da influência do posicionamento epistemológico de dois importantes teóricos do estudo do conceito na ciência da informação: Ingertraut Dahlberg e Birger Hjorland. A identificação da influência das correntes positivista e pragmática no posicionamento epistemológico de Dahlberg e Hjorland foi realizada com a análise da produção científica dos dois autores quanto aos elementos principais da representação temática da informação: conceito, termo e relacionamento, além da definição de cada teórico para o que considera organização do conhecimento. Observa-se que os estudos de Dahlberg apresentam características do pensamento positivista e Hjorland segue uma linha pragmatista. Ressalta-se que não há oposição, mas sim a convivência de abordagens teóricas numa busca pela compreensão dos complexos processos de organização do conhecimento. Entende-se a coexistência de abordagens teóricas como relevante contribuição para a prática da organização do conhecimento, pois a complexidade e a interdisciplinaridade do estudo do conceito demandam perspectivas epistemológicas diversas, como a positivista e a pragmática, para análise dos conceitos e relacionamentos semânticos em diferentes contextos sociais e culturais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
26/06/2015
Issue
Section
Articles
License
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.