Competências e-infocomunicacionais em contexto prisional: proposta de um modelo de formação

Autores

  • Daniela Graça Silva Rocha Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte
  • Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3915920968130714

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3800

Palavras-chave:

Prisão, Recluso, Educação, Competências infocomunicacionais, Modelo de formação

Resumo

As TICs têm papel marcante na sociedade actual: são veículo das relações humanas e instrumento para a cidadania pela disponibilização de serviços. Em paralelo, a reintegração social pós-reclusão é uma temática-chave no sistema penal português e respectiva legislação. Essa dicotomia entre uma sociedade cada vez mais presente e dependente da rede e a importância da reintegração dos reclusos leva a questionar de que forma a disponibilização do acesso à internet em contexto escolar prisional tem sido um factor de reintegração social. A literatura mostra que a educação é um factor determinante na preparação do recluso para o retorno à sociedade e na redução da reincidência criminal, e as actuais linhas de ensino não ignoram a inclusão da tecnologia no percurso do indivíduo. A aquisição de competências e-infocomunicacionais não pode ser censurada nos contextos de ensino situados na margem da sociedade. Através de dois estudos de caso (estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo Feminino (EPSCBF) e de Santa Cruz do Bispo Masculino (EPSCBM) explorou-se a relação ‘recluso’, ‘competências e-infocomunicacionais’ e ‘formação’, sem esquecer o contexto, e chegou-se a uma proposta de utilização da internet que se orienta pela experimentação, necessidade de continuar a aprender, e partilha.

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Biografia do Autor

  • Daniela Graça Silva Rocha, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte

    Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal. Mestre em Comunicação Multimédia Interactivo pela Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal. 

  • Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva, http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3915920968130714

    Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC), Portugal.  Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal. Professora Associada com Agregação da Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal. Investigadora no Digital Media and Interaction (CIC.Digital-DigiMedia).

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Publicado

10/11/2017

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