Gestão da informação e do conhecimento nos currículos dos cursos de biblioteconomia das universidades públicas brasileiras

Autores

  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba
  • José Domingos Padilha Neto
  • Raquel do Rosário Santos
  • Rosilene Agapito da Silva Llarena

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4055

Palavras-chave:

Gestão da informação e do conhecimento, Curso de Biblioteconomia nas universidades públicas, Currículo dos cursos de Biblioteconomia

Resumo

Reflete sobre como o futuro profissional bibliotecário deve buscar uma formação que o prepare para a realidade social e para construção de planejamentos de ações eficientes, apoiando seu desenvolvimento no contexto da contribuição da gestão da informação e da gestão do conhecimento nos currículos universitários dos cursos de biblioteconomia. Apresenta como proposta a adoção da gestão da informação e da gestão do conhecimento nos currículos de biblioteconomia, como aliadas ao conhecimento essencial para a formação de profissionais conscientes de sua própria ação no âmbito organizacional. Objetiva discutir a formação do profissional bibliotecário voltada à gestão da informação e a gestão do conhecimento para benefício social. A pesquisa tem como universo as universidades públicas federais e estaduais brasileiras que oferecem o curso de biblioteconomia. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa e um estudo do tipo documental realizado no ambiente da Web. Descobre as universidades públicas brasileiras que ofertam o curso de biblioteconomia, bem como as disciplinas que abordam conteúdos de gestão da informação, gestão do conhecimento e gestão da informação e do conhecimento. Descobre disciplinas com outras nomenclaturas que abordam conteúdos voltados para a gestão da informação e gestão do conhecimento. A pesquisa demonstra que a maioria dos cursos de biblioteconomia das universidades públicas brasileiras mostra-se engajada no desenvolver de um profissional bibliotecário com perfil de gestor da informação e do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Docente e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

José Domingos Padilha Neto

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Raquel do Rosário Santos

Docente e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rosilene Agapito da Silva Llarena

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

23/02/2018

Como citar

Duarte, E. N., Padilha Neto, J. D., Santos, R. do R., & Llarena, R. A. da S. (2018). Gestão da informação e do conhecimento nos currículos dos cursos de biblioteconomia das universidades públicas brasileiras. Ciência Da Informação, 45(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4055

Edição

Seção

Gestão da informação e do conhecimento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)