Terminologia brasileira em ciência da informação: uma análise

Autores

  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Aplica metodologia e princípios da Terminologia no levantamento e análise da terminologia brasileira em Ciência da Informação. Identifica, a partir da coleta de termos realizada na revista Ciência da Informação e no Catálogo de Teses e Dissertações em Ciância da Informação e Biblioteconomia. alguns problemas terminológicos, tais como: ambigüidade, polissemia, uso de termos provenientes de línguas estrangeiras e criação de neologismos sem levar em conta a estrutura morfossintática da língua portuguesa. Ressalta a necessidade de estudos terminológicos para a implantação e fortalecimento de uma terminologia brasileira em Ciência da Informação.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/234

Biografia do autor

Marisa Bräscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - SP - Brasil. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil.

Downloads

Publicado

26/03/2019

Como citar

Bräscher, M. (2019). Terminologia brasileira em ciência da informação: uma análise. Ciência Da Informação, 47(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4444

Edição

Seção

Artigos | Principais questões de pesquisa publicadas na revista <em>Ciência da Informação</em>