Tecnologias da Informação e Comunicação: uma análise no Museu WEG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4718

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Museu, Método Tracking.

Resumo

O crescente desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) foi incorporado pelos museus para aumentar o número de visitantes, atrair novos públicos e melhorar a aprendizagem do visitante. Neste contexto o objetivo da pesquisa é avaliar o impacto das TIC sobre os visitantes do Museu WEG de Ciência e Tecnologia. Para tanto aplicou-se o método tracking, com a observação sistemática de 35 visitantes por TIC, avaliando o poder de atração (attracting power) e o poder de retenção (holding power) das tecnologias presentes na exposição. Os resultados indicam que o poder de atração e o poder de retenção das TIC no Museu WEG são influenciados pelo conteúdo e pela localização destas ao longo da exposição. Considera-se  que esta pesquisa contribui com insights sobre para o planejamento de exposições museológicas, auxiliando na qualificação e na gestão das tecnologias da informação de museus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jonei Eger Bauer, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Paula Lisboa Sohn, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com sanduiche na Universidade do Minho em Portugal.

Bruno Santucci de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí.

Referências

ALMEIDA, A.M. A observação de visitantes em museus: sobre ratos e seres humanos. Museologia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 2, p. 10-29, 2012.

ASENSIO, M.; POL, E.; GOMIS, M. Planificación en museología: el caso del Museu Marítim de Barcelona. 2001.

ASENSIO, M.; VERGARA, E.A. Lazos de luz azul: museos y tecnologías 1, 2 y 3.0. Editorial UOC, 2011.

BARRETTO, M. Os museus e a autenticidade no turismo. Itinerarium, v. 1, n. 1, p. 42, 2008.

BASULTO GALLEGOS, O.; TABOADA-DE-ZÚÑIGA, P. Relevancia de las NTIC´ S en el turismo cultural/museos. Perspectiva hermenéutica en el mundo contemporáneo. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 12, n. 4, 2014.

BAUER, J.E. A Construção de um Discurso Expográfico: Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner. 2014.

BARENDREGT, W.; BEKKER, T.M. The influence of the level of free-choice learning activities on the use of an educational computer game. Computers & Education, v. 56, n. 1, p. 80-90, 2011.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Zouk, 2003.

BRAGA, I.F.; LANDAU, L.; CUNHA, G.G. Realidade aumentada em museus: as batalhas do Museu Nacional de Belas Artes. Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 4, n. 1, p. 35-55, 2011.

CABERO, J. Nuevas tecnologías, comunicación y educación. Cultura, 2012.

CARRERAS, C. Evaluación TIC en el patrimonio cultural: metodologías y estudio de casos. Editorial UOC, 2009.

CARRERAS, C.; RIUS, J. Evaluation of ICT Applications in the New Lleida Museum, Spain. Visitor Studies, v. 14, n. 2, p. 219-232, 2011.

CARO, J.L.; LUQUE, A.; ZAYAS, B. Nuevas tecnologías para la interpretación y promoción de los recursos turísticos culturales. Pasos. Revista de Turismo Y Patrimonio Cultural, v. 13, n. 4, 2015.

CHEN, X.; KALAY, Y. Making a liveable ‘place’: content design in virtual environments. International Journal of Heritage Studies, v. 14, n. 3, p. 229-246, 2008.

DIETZ, S. Curating on the Web: the museum in an interface culture. Bearman D.-Trant J.(a cura di), Museums and the Web, 1998.

DIN, H.; HECHT, P. The digital museum: A think guide. American association of Museums, 2007.

DROTNER, K.; LAURSEN, D. Digital technologies and museum experiences. In: Mediekultur. Journal of Media and Communication Research No. 50. SMID-Sammenslutningen af medieforskere i Danmark, 2011. p. 1-6.

HAFSTEINSSON, S.B.; LARSEN, A.H. Forord. Nordisk Museologi, n. 1, p. 1, 2011.

HOLDGAARD, N.; SIMONSEN, C.E. Attitudes towards and conceptions of digital technologies and media in Danish museums. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 27, n. 50, p. 19, 2011.

HOLDGAARD, N.; KLASTRUP, L. Between control and creativity: challenging co-creation and social media use in a museum context. Digital Creativity, v. 25, n. 3, p. 190-202, 2014.

JONES-GARMIL, K. The wired museum: Emerging technology and changing paradigms. American Association of Museums, 1997.

KÉFI, H.; PALLUD, J. The role of technologies in cultural mediation in museums: an Actor-Network Theory view applied in France. Museum Management and Curatorship, v. 26, n. 3, p. 273-289, 2011.

KOTLER, Neil; KOTLER, Philip. Estrategias y marketing de museos. Barcelona: Ariel, 2001.

LARSEN, A.H.; GADE, R.; HANSEN, A.W. (Ed.). Cybermuseologi: kunst, museer og formidling i et digitalt perspektiv: en antologi. Aarhus Universitetsforlag, 2015.

LEHN, D.; HEATH, C. Accounting for new technology in museum exhibitions. International Journal of Arts Management, p. 11-21, 2005.

LIU, A.H. Using online communities to attract museum visitors. International Journal of Education through Art, v. 4, n. 3, p. 259-274, 2008.

MARTY, P.; PARRY, R. Introduction to Digital Heritage. Museum Management and Curatorship, v. 23, n. 4, p. 307-308, 2008.

MOUSSOURI, T.; ROUSSOS, G. Examining the effect of visitor motivation on observed visit strategies using mobile computer technologies. Visitor Studies, v. 16, n. 1, p. 21-38, 2013.

OLESEN, A.R. For the sake of technology? The role of technology views in funding and designing digital museum communication. Museum Management and Curatorship, v. 31, n. 3, p. 283-298, 2016.

PALLUD, J. Impact of interactive technologies on stimulating learning experiences in a museum. Information & Management, v. 54, n. 4, p. 465-478, 2017.

PARRY, R.; SAWYER, A. Space and the machine. Reshaping museum space, p. 39, 2005.

PARRY, R. The end of the beginning: normativity in the postdigital museum. Museum Worlds, v. 1, n. 1, p. 24-39, 2013.

PEACOCK, D. Making ways for change: Museums, disruptive technologies and organisational change. Museum Management and Curatorship, v. 23, n. 4, p. 333-351, 2008.

PUJOL-TOST, L. Integrating ICT in exhibitions. Museum Management and Curatorship, v. 26, n. 1, p. 63-79, 2011.

ROMÁN, E.P.; GONZÀLEZ, N.T.; GASCÓN, J.F.F. Innovación, turismo y TIC: el caso de los museos de Barcelona. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 15, n. 3, p. 619-632, 2017.

RUDLOFF, M. Det medialiserede museum: digitale teknologiers transformation af museernes formidling [The mediatized museum: digital technologies' transformation of museum communication]. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 29, n. 54, p. 22, 2013.

TALLON, P.P.; KRAEMER, K.L. Information technology and economic development: Ireland's coming of age with lessons for developing countries. Journal of Global Information Technology Management, v. 3, n. 2, p. 4-23, 2008.

VU, H.Q. et al. Evaluating museum visitor experiences based on user-generated travel photos. Journal of Travel & Tourism Marketing, p. 1-14, 2017.

YALOWITZ, S.S.; BRONNENKANT, K. Timing and tracking: Unlocking visitor behavior. Visitor Studies, v. 12, n. 1, p. 47-64, 2009.

Downloads

Publicado

08/01/2020

Como citar

Bauer, J. E., Sohn, A. P. L., & Oliveira, B. S. de. (2020). Tecnologias da Informação e Comunicação: uma análise no Museu WEG. Ciência Da Informação, 49(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4718

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)