Modelagem do processo de criação do conhecimento em um contexto organizacional caracterizado como Ba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4781

Palavras-chave:

Modelagem de Processos de Conhecimento, Conhecimento Organizacional, Contexto Ba, Criação do Conhecimento Organizacional

Resumo

Conhecimento organizacional é a capacidade de uma organização de criar um novo conhecimento, difundi-lo na organização como um todo e incorporá-lo em produtos e processos[1]. Epistemologicamente, o conhecimento construído socialmente é compreendido na sua forma explícita e tácita, que ocorre em um determinado contexto, os quais podem ser incorporados em regras, códigos de conduta, ética, rotinas organizacionais, processos, manuais, cultura organizacional ou produtos. Nesse contexto, salienta-se que Ba[2] representa um espaço, um local, um momento de interação e compartilhamento, onde se cria uma cultura compartilhada: confiança, estima mútua e empatia. Trata-se de uma plataforma de criação do conhecimento organizacional, um ambiente transcendental e de energização agregadora deste conhecimento, integrando ao contexto no qual o mesmo é criado, compartilhado e utilizado. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é propor uma modelagem do processo de criação do conhecimento organizacional em um contexto caracterizado como Ba. A abordagem metodológica utilizada foi baseada em uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, adotando-se como procedimento de coleta de dados a revisão sistemática de literatura com busca às bases científicas Scopus e Web of Science. Os resultados apresentados apontam que a literatura científica selecionada apresenta os elementos necessários à modelagem do processo de criação do conhecimento organizacional, caracterizado como Ba.

[1] NONAKA, I. & TAKEUCHI, H., The knowledge-creating company: how Japanese companies create the dynamics of innovation. University Press, Oxford, 1995.

[2] O conceito “Ba” foi criado pelo filósofo japonês Kitaro Nishida, o qual define bem o que é contexto organizacional, na perspectiva da Gestão do Conhecimento

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Biografia do Autor

  • Edegilson de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1991), graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (1997) e mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Itajaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política públicas, políticas públicas, gestão, planejamento, organização, esporte e lazer. Atuou como professor no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), Mestrado em ?Ergonomie? pela Université de Paris XIII (1982) ? França, Doutorado em ?Ergonomie de l?Ingenierie?; pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (1985) ? França e Pós-doutorado em ?Ingenierie Cognitive? pela École Polytechnique de Montréal ? Canadá. Ex-Presidente da ABEPRO ? Gestão 92/93 e 94/95. Ex-Decano da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR 2015/2018. Atualmente é CEO do Instituto STELA e professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Faz parte do Conselho Editorial das seguintes revistas: American Journal of Industrial Engineering, International Journal of Knowledge Engineering and Management, Ação Ergonômica, Gestão Industrial, INGEPRO ? Inovação, Gestão e Produção e Revista de Ciência & Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia & Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição, Gestão do Conhecimento e Inovação.

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24/01/2020

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