O papel da liderança em bibliotecas universitárias segundo a percepção do seu corpo funcional

Autores

  • Alice de Amorim Borges Vazquez Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSCBibliotecária de Referência - BC/UDESC https://orcid.org/0000-0002-3338-1298
  • Luciano Aparecido Nascimento Machado Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), Florianópolis, SC, BrasilBolsista Capes
  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-0356-6750

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5177

Palavras-chave:

Liderança. Biblioteca universitária. Competências. Sociedade do Conhecimento.

Resumo

A liderança é vista como um mecanismo capaz de harmonizar as necessidades dos indivíduos com as exigências da organização. Não obstante, as atividades de gerenciar e de liderar pessoas em organizações vêm se aprimorando, mediante as novas necessidades da sociedade do conhecimento, caracterizada por transformações disruptivas (como é caso da transformação digital) que ocorrem muito rapidamente e que acabam afetando sobremaneira o comportamento das organizações. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção sobre o papel da liderança em relação às suas competências intelectuais, de gestão, emocionais e sociais. Nesse sentido, foi executada uma revisão sistemática da literatura, por meio da qual se evidenciou que estudos na área de liderança, realizados em bibliotecas universitárias, demonstram um foco na dimensão “competências de gestão”. Além disso,  foi realizada uma pesquisa de opinião com uma amostra composta por 18 funcionários de bibliotecas públicas universitárias da cidade de Florianópolis, esta foi categorizada segundo dimensões de competências. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário aplicado ao Instituto Federal de Santa Catarina, à Universidade do Estado de Santa Catarina e à Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa evidenciou uma preocupação mais ampla em relação a todas as dimensões que envolvem as lideranças nessas instituições.

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Biografia do Autor

  • Alice de Amorim Borges Vazquez, Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSCBibliotecária de Referência - BC/UDESC

    Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC - Brasil. Mestrado profissional em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – SC - Brasil. Bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Florianópolis, SC – Brasil.

  • Luciano Aparecido Nascimento Machado, Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), Florianópolis, SC, BrasilBolsista Capes

    Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC -  Brasil. Especialização em Experto en Choaching - Pos-Graduación pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

  • Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Pós-Doutorado pela Ecole Polytechnique de Montreal (EPM) - Canadá. Pós-Doutorado pela Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) - França. Doutor em Ergonomie de l'Ingenierie pela Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) - França. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC -  Brasil. 

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Publicado

11/03/2022

Edição

Seção

Artigos