O papel da liderança em bibliotecas universitárias segundo a percepção do seu corpo funcional

Autores

  • Alice de Amorim Borges Vazquez Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSCBibliotecária de Referência - BC/UDESC https://orcid.org/0000-0002-3338-1298
  • Luciano Aparecido Nascimento Machado Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), Florianópolis, SC, BrasilBolsista Capes
  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-0356-6750

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5177

Palavras-chave:

Liderança. Biblioteca universitária. Competências. Sociedade do Conhecimento.

Resumo

A liderança é vista como um mecanismo capaz de harmonizar as necessidades dos indivíduos com as exigências da organização. Não obstante, as atividades de gerenciar e de liderar pessoas em organizações vêm se aprimorando, mediante as novas necessidades da sociedade do conhecimento, caracterizada por transformações disruptivas (como é caso da transformação digital) que ocorrem muito rapidamente e que acabam afetando sobremaneira o comportamento das organizações. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção sobre o papel da liderança em relação às suas competências intelectuais, de gestão, emocionais e sociais. Nesse sentido, foi executada uma revisão sistemática da literatura, por meio da qual se evidenciou que estudos na área de liderança, realizados em bibliotecas universitárias, demonstram um foco na dimensão “competências de gestão”. Além disso,  foi realizada uma pesquisa de opinião com uma amostra composta por 18 funcionários de bibliotecas públicas universitárias da cidade de Florianópolis, esta foi categorizada segundo dimensões de competências. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário aplicado ao Instituto Federal de Santa Catarina, à Universidade do Estado de Santa Catarina e à Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa evidenciou uma preocupação mais ampla em relação a todas as dimensões que envolvem as lideranças nessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Alice de Amorim Borges Vazquez, Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSCBibliotecária de Referência - BC/UDESC

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC - Brasil. Mestrado profissional em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – SC - Brasil. Bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Florianópolis, SC – Brasil.

Luciano Aparecido Nascimento Machado, Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), Florianópolis, SC, BrasilBolsista Capes

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC -  Brasil. Especialização em Experto en Choaching - Pos-Graduación pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutorado pela Ecole Polytechnique de Montreal (EPM) - Canadá. Pós-Doutorado pela Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) - França. Doutor em Ergonomie de l'Ingenierie pela Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) - França. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC -  Brasil. 

Referências

ADZOBU, N. Y. A. Building digital collections in a public university library in Ghana: priority-setting and user needs assessment. Collection Building, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 38-45, 2014.

AHMED, M. H.; SULEIMAN, R. J. Academic library consortium in Jordan: an evaluation study. The Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 138-143, 2013.

APPIAH, A. B.; ADAMS, M.; ADU, I. N. Change management in library environments: a comparative study of private and public university libraries in Ghana, [S. l.], 2016.

BAPTISTA, M. M. O papel do bibliotecário como líder no processo de informação e gestão do conhecimento na biblioteca universitária. Biblos, Rio Grande, v. 22, n. 2, p. 123-136, 2008.

BEM, R. M. de; WEISS, S. K. Uma liderança baseada nas diretrizes da gestão do conhecimento. p. 37-52. In: GRANTS, Andréa Figueiredo Leão; BEM, Roberta Moraes de (org.). A construção de saberes: protagonismo compartilhado em serviços e inovações da Biblioteca Universitária da UFSC. Florianópolis: BU Publicações/UFSC, 2018. 331 p.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O Método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, maio-ago. 2011.

BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemann Educational Books, 1979.

CHAPUTULA, A. H.; MUTULA, S. Provision of library and information services through mobile phones in public university libraries in Malawi. Global Knowledge, Memory and Communication, [S. l.], v. 67, n. 1/2, p. 52-69, 2018.

FIGUEIREDO, P. C. N. Competências para uma liderança percebida como eficaz: líderes e liderados. 2018. 263 f. Tese (Doutorado em Gestão), Universidade Europeia, Lisboa, 2018. 263 f.

GUBRIUM, J. F.; HOLSTEIN, J. A. Analyzing interpretive practice. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). The Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2000, p. 487-508.

HESS, A. K. N. Web tutorials workflows: how scholarship, institutional experiences, and peer institutions' practices shaped one academic library's online learning offerings. New Library World, [S. l.], v. 115, n. 3/4, p. 87-101, 2014.

KAMARALZAMAN, S.; KAUR, K. Quality management of reference services in Malaysian public university libraries. Libri, [S. l.], v. 59, n. 2, p. 104-113, 2009.

KONYA, U.; GUREL, N. Leadership approaches of university library managers in Turkey. Library management, [S. l.], v. 35, n. 6/7, p. 486-494, 2014.

LAI, Mei-Chi et al. Linking the benchmarking tool to a knowledge-based system for performance improvement. Expert systems with applications, [S. l.], v. 38, n. 8, p. 10579-10586, 2011.

LEVENSON, H. N. Michigan shared print initiative and Green Glass for groups for data analysis in developing a collaborative collective collection. Journal of Interlibrary Loan, Document Delivery & Electronic Reserve, [S. l.], v. 25, n. 3-5, p. 89-105, 2015.

MALIK, S. A.; MALIK, S. A. SERVQUAL to measure perceptions and expectations of library users: a case study of a public university library of Pakistan. International Journal of Management in Education, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 303-322, 2015.

MATHANGANI, S. W.; OTIKE, J. Copyright and information service provision in public university libraries in Kenya. Library Management, [S. l.], v. 39, n. 6-7, p. 375-388, 2018.

MERRIAN, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass Publichers, 1998.

MUSANGI, P. S.; ODERO, D.; KWANYA, T. Critical success factors in library reengineering: a case of academic libraries in Kenya. Global Knowledge, Memory and Communication, [S. l.], v. 68, n. 6/7, p. 534-549, 2019.

MWAI, N. W.; KIPLANG’AT, J.; GICHOYA, D. Application of resource dependency theory and transaction cost theory in analysing outsourcing information communication services decisions: A case of selected public university libraries in Kenya. The Electronic Library, [S. l.], v. 32, n. 6, p. 786-805, 2014.

OKORIE, O. N. Environmental factors as correlates of use of information resources in public university libraries in IMO and Abia States. Library Philosophy and Practice, Nigéria, 2018.

NORTHOUSE, P. G. Leadership: theory and practice. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2004.

RICHARDSON, R. J (org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 334 p.

ROKNUZZAMAN, M. Status of human resource management in public university libraries in Bangladesh. The International Information & Library Review, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 52-61, 2007.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, 2012.

SIMÓN-MARTÍN, J.; ARIAS-COELLO, A.; SIMÓN-BLAS, C. The impact of the economic crisis on Spanish university libraries. Revista Española de Documentación Científica, [S. l.]. v. 39, n. 3, 2016a.

SIMÓN-MARTÍN, J.; SIMÓN-BLAS, C.; ARIAS-COELLO, A. Ranking de las bibliotecas universitarias españolas en la gestión del personal. Revista Española de Documentación Científica, [S. l.], v. 39, n. 1, ene./mar., 2016b.

SINH, N. H.; DORNER, D. G.; GORMAN, G. E. The influence of library manager styles on continuing education of university library practitioners in Vietnam. Library Management, [S. l.], v. 32, n. 8/9, p. 505-515, 2011.

SCHÜTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes; 2012.

VERGARA, S. M. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

VIEIRA, D. V.; BAPTISTA, S. G.; CERVERÓ, A. C. Adoção da web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais-relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 167-181, 2013.

YAYA, J. A. Correlational Analysis of Motivation, Emotional Intelligence and Human Capital Development on Librarians' Job Satisfaction and Productivity in Public University Libraries in Nigeria. Library Philosophy & Practice, [S. l.], Apr. p. 1-36, 2017.

YAYA, J. A.; OPEKE, R. O.; ONUOHA, U. D. Job satisfaction as correlates of librarians’ productivity in public university libraries in Nigeria. Library and Philosophy Journal, [S. l.], 2016.

YAYA, J. A.; ONUOHA, U. D. Combined correlational effects of motivation, emotional intelligence and human capital development on job satisfaction of librarians in Nigerian Public University Libraries. Library and Philosophy Journal, [S. l.], 2019.

Downloads

Publicado

11/03/2022

Como citar

de Amorim Borges Vazquez, A. ., Aparecido Nascimento Machado, L. ., & dos Santos, N. (2022). O papel da liderança em bibliotecas universitárias segundo a percepção do seu corpo funcional. Ciência Da Informação, 51(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5177

Edição

Seção

Artigos