USO DAS REDES SOCIAIS PELOS REPÓSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE ACESSO ABERTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4810

Palavras-chave:

Repositórios institucionais. Comunicação científica. Redes sociais. Marketing digital.

Resumo

Diante da falta de visibilidade dos repositórios institucionais digitais, esta pesquisa investigar se as redes sociais podem servir como mecanismo de divulgação para tais repositórios e, ainda, de que forma as instituições ou os gestores de repositórios vêm utilizando as redes Facebook e Twitter como mecanismo de visibilidade. A amostra foi composta pelos repositórios institucionais listados no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Usando a metodologia de pesquisa empírica, de caráter exploratório, o trabalho concluiu que ainda é muito tímido o uso ativo de redes sociais por esses repositórios para fins de divulgação de sua existência e conteúdos. 

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Biografia do Autor

  • Lucia Seixas Moraes, Ibict - UFRJ
    Mestre em Ciência da Informação, jornalista e escritora.
  • Luana Farias Sales, Ibict - UFRJ
    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear.

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Publicado

20/03/2020

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