Panorama dos repositórios institucionais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

Autores

  • Adélia de Moraes PINTO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará https://orcid.org/0000-0002-0543-5949
  • Dóris Campos Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Ananindeua Pará/Brasil
  • Gisela Fernanda Monteiro Danin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Belém Pará/Brasil
  • Andreia Cristina da Paixao Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil
  • Cristian Berrío-Zapata Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4910

Palavras-chave:

Repositório institucional. Comunicação científica. Acesso aberto. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Resumo

Os Repositórios Institucionais (RIs) são ferramentas estratégicas de gestão do conhecimento que promovem a visibilidade das produções científicas. A pesquisa trata de um estudo de caso que utilizou como instrumento para coleta de dados, uma enquete e, como ferramenta, o formulário eletrônico (Google Forms), para verificar a criação, implantação e planejamento dos RIs nos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFs). A pesquisa foi realizada de 02 a 09 de abril de 2019 e todos os IFs responderam ao formulário. Resultados mostram que 32% deles possuem repositórios, entre esses, 11 apresentam política interna e 10 disponibilizam endereço URL. Entre os que não possuem RI implantado, cinco estão em fase de implantação e cinco em estudos iniciais. Fatores como falta de gestão e ausência de conhecimento sobre a importância de um RI são mencionados como justificativa para não implantação dos repositórios. Observou-se que somente a partir de 2013 foi registrada a implantação do primeiro RI, destacando-se o ano de 2017 com a criação de cinco repositórios. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há uma preocupação crescente para implantação de RIs em diversos IFs.

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Biografia do Autor

  • Adélia de Moraes PINTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém. Membro do Grupo de Pesquisa GICEP. Mestranda em Gestão Pública da UFPI.
  • Dóris Campos Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Ananindeua Pará/Brasil

    Mestra em Ciência da Informação, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.
    Bibliotecária, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Ananindeua, Pará, Brasil.

  • Gisela Fernanda Monteiro Danin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Belém Pará/Brasil

    Mestranda em Ciência da Informação, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.
    Bibliotecária, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém, Pará, Brasil.

  • Andreia Cristina da Paixao Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

    Mestra em Ciência da Informação, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

     

  • Cristian Berrío-Zapata, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Doutor em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP), São Paulo, São Paulo, Brasil.
    Professor Adjunto, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

20/03/2020