Absorção de conhecimento em Instituições de Ensino Superior: validação de um modelo de mensuração
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5246Palavras-chave:
Capacidade Absortiva, Instituições de Ensino Superior, Competitividade, DesempenhoResumo
A capacidade absortiva-CA proporciona a adaptação das organizações às alterações do ambiente. As IESs brasileiras, expostas ao ritmo acelerado de transformações no seu campo de atuação, preocupam-se com manterem-se competitivas. Nesse sentido, compreender, criar sentido e capacidade de adaptação ao ambiente externo oferece às IESs um grau elevado de competitividade, tornando indispensável a validação de instrumentos de mensuração de sua Capacidade Absortiva. Diante disso, este estudo teve o objetivo de validar um instrumento de mensuração da CA no contexto de IES, utilizando-se da visão dos gerentes de Tecnologia
da Informação. O método utilizado foi uma pesquisa quantitativa. O levantamento de dados utilizado foi do tipo survey, classificado, quanto aos objetivos, como descritivo, e, por se tratar de uma análise envolvendo inúmeras variáveis, a validação do instrumento de mensuração foi realizada por meio de uma análise fatorial confirmatória. A população selecionada corresponde a 414 IESs e a amostra totalizou 56 IESs situadas nos estados de RS, SC e PR. Das 20 variáveis iniciais observadas, foram identificadas baixas correlações em sete delas, resultando em um modelo de instrumento com 13 variáveis que possuem correlação com os fatores de primeira ordem da CA. Foram encontradas correlações baixas nas variáveis referentes a mecanismos de comunicação, rotinas e gatilhos para a ativação da busca ao conhecimento externo. O ponto positivo encontrado foi proatividade, mostrando que as IESs são proativas e não esperam que ocorra a mudança para depois se adaptarem, na visão dos gerentes de TI.
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