Diretrizes dos periódicos de Psicologia sobre título, resumo e palavras-chave
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5283Resumo
O objetivo deste estudo exploratório sobre a redação do título, resumo e palavras-chave de artigos foi verificar e analisar diretrizes ou regras estritas para autores em revistas científicas da área de Psicologia. Uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas foi utilizada em uma amostra representativa de periódicos da área de Psicologia indexados no Journal Citation Reports (JCR), considerando os oito primeiros títulos de cada um dos quatro quartis. A amostra foi composta por 32 periódicos num total de 77 (41,5%). Uma planilha previamente adaptada e testada foi usada. A coleta e o processamento dos dados de 38 itens foram agrupados em categorias relacionadas aos dados de identificação, diretrizes para o título, resumo e palavras-chave do artigo científico. Os resultados obtidos revelam que os 32 títulos de periódicos pertencem a 11 editores diferentes; todos têm algum tipo de manual de estilo com orientações que variam entre profundas e mais superficiais; e a maioria possui diretrizes para a redação do título (75%), resumo (96,8%) e palavras-chave (71,8%). O uso de um resumo gráfico e um resumo em vídeo se destacam como novas maneiras de disseminar o conteúdo de artigos científicos. Conclui-se que esses aspectos estão alinhados em maior ou menor grau com as diretrizes da norma ISO e do manual da APA. No entanto, eles estão mais relacionados aos protocolos de procedimentos de gestão editorial para disseminação do trabalho científico em ambiente digital do que à qualidade intrínseca dos produtos documentais associados à organização e representação da ciência.
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Copyright (c) 2022 Ana Lúcia Terra, Carmen Agustín-Lacruz, Mariângela Spotti Lopes Fujita
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