Diretrizes dos periódicos de Psicologia sobre título, resumo e palavras-chave

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5283

Resumo

O objetivo deste estudo exploratório sobre a redação do título, resumo e palavras-chave de artigos foi verificar e analisar diretrizes ou regras estritas para autores em revistas científicas da área de Psicologia. Uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas foi utilizada em uma amostra representativa de periódicos da área de Psicologia indexados no Journal Citation Reports (JCR), considerando os oito primeiros títulos de cada um dos quatro quartis. A amostra foi composta por 32 periódicos num total de 77 (41,5%). Uma planilha previamente adaptada e testada foi usada. A coleta e o processamento dos dados de 38 itens foram agrupados em categorias relacionadas aos dados de identificação, diretrizes para o título, resumo e palavras-chave do artigo científico. Os resultados obtidos revelam que os 32 títulos de periódicos pertencem a 11 editores diferentes; todos têm algum tipo de manual de estilo com orientações que variam entre profundas e mais superficiais; e a maioria possui diretrizes para a redação do título (75%), resumo (96,8%) e palavras-chave (71,8%). O uso de um resumo gráfico e um resumo em vídeo se destacam como novas maneiras de disseminar o conteúdo de artigos científicos. Conclui-se que esses aspectos estão alinhados em maior ou menor grau com as diretrizes da norma ISO e do manual da APA. No entanto, eles estão mais relacionados aos protocolos de procedimentos de gestão editorial para disseminação do trabalho científico em ambiente digital do que à qualidade intrínseca dos produtos documentais associados à organização e representação da ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Terra, Universidade de Coimbra (UC)

    Doutora em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra (UC) – Portugal. Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) – Portugal.

  • Carmen Agustín-Lacruz, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Zaragoza

    Professora da Universidad de Zaragoza - Zaragoza, Espanha.

  • Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

    Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Brasil. Pós-Doutorado pela Universidad de Murcia (UM) - Espanha. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil.

Downloads

Publicado

03/02/2022

Edição

Seção

Artigos