Produção, centralidade e impacto: correlações entre diferentes métricas no campo de turismo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5421

Palavras-chave:

Ciência da informação, Bibliometria, Periódicos de turismo, Rankings

Resumo

Nas últimas décadas, medidas bibliométricas têm sido utilizadas, para avaliar a quantidade e a qualidade da produção nas diferentes áreas do conhecimento. Muitas vezes, uma única métrica é usada para o ranqueamento de pesquisadores e de instituições, sem que haja, em alguns casos, uma justificativa para sua escolha. Há, na literatura, estudos que constroem rankings de autores e de instituições, por meio da produção e do impacto. Contudo, há, ainda, poucas pesquisas que discutam se a utilização de métricas
diferentes gera rankings mais semelhantes ou mais diferentes entre si. Há, também, baixa utilização da centralidade no campo de turismo no Brasil. Dentro desse contexto, o presente artigo, tem como objetivo calcular e correlacionar um conjunto de métricas de produção, de centralidade e de impacto, as quais são, regularmente, utilizadas para a construção de rankings. O estudo concentra suas análises em 3.887 artigos, publicados em 16 periódicos brasileiros de turismo (1990-2018). Avalia-se que, a depender das métricas
aplicadas, acabam-se por criar rankings mais similares ou mais divergentes entre si. A coleta de dados de fontes primárias e sua revisão foram feitas manualmente. O cálculo das correlações foi feito para valores absolutos e para posições nos rankings. O principal resultado é mostrar que rankings baseados em baixo número de métricas, principalmente do mesmo grupo, podem ignorar pontos importantes do desempenho de autores, de instituições e de países. Mostra-se, também, que várias correlações não são tão altas quanto o esperado (por exemplo, entre métricas de centralidade e as de impacto).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Andre Fontan Kohler, Universidade de São Paulo

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) - São Paulo, SP -
Brasil. Professor Doutor, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACHUSP) - São Paulo, SP - Brasil.

Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Doutorado em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas,
SP - Brasil. Professor Associado, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
(EACH-USP) - São Paulo, SP - Brasil.

Referências

BENCKENDORFF, P. Themes and trends in Australian and New Zealand tourism research: A social network analysis of citations in two leading journals (1994–2007). Journal of Hospitality and Tourism Management, v. 16, n.1, p.1–15, 2009. DOI: 10.1375/jhtm.16.1.1.
BENCKENDORFF, P.; ZEHRER, A. A network analysis of tourism research. Annals of Tourism Research, v. 43, p.121–149, 2013. DOI: 10.1016/j.annals.2013.04.005.
BOLLEN, J. et al. A principal component analysis of 39 scientific impact measures. PLoS ONE, v. 4, p.6: e6022, 2009. DOI: 10.1371/journal.pone.0006022.
COHEN, E. Authenticity and commoditization in tourism. Annals of Tourism Research, v. 15, n.3, p.371-386, 1988. DOI: 10.1016/0160-7383(88)90028-X.
DIGIAMPIETRI, L.A. et al. BraX-Ray: an x-ray of the Brazilian computer science graduate programs. PLoS ONE, v. 9, n.4: e94541, 2014. DOI: 10.1371/journal.pone.0094541.
HALL, C.M. Publish and perish? Bibliometric analysis, journal ranking and the assessment of research quality in tourism. Tourism Management, v. 32, n.1, p.16–27, 2011. DOI: 10.1016/j.tourman.2010.07.001.
HIRSCH, J.E. An index to quantify an individual's scientific research output. PNAS, v. 102, n.46, p.16.569–16.572, 2005. DOI: 10.1073/pnas.0507655102.
JAMAL, T.; SMITH, B.; WATSON, E. Ranking, rating and scoring of tourism journals: interdisciplinary challenges and innovations. Tourism Management, v. 29, n.1, p.66–78, 2008. DOI: 10.1016/j.tourman.2007.04.001.
JOGARATNAM, G. et al. An analysis of institutional contributors to three major academic tourism journals: 1992-2001. Tourism Management, v. 26, n.5, p.641-648, 2005. DOI: 10.1016/j.tourman.2004.04.002.
KIRILENKO, A.P.; STEPCHENKOVA, S. Tourism research from its inception to present day: subject area, geography, and gender distributions. PLoS ONE, v. 13, n.11: e0206820, 2018. DOI: 10.1371/journal.pone.0206820.
KOC, E.; BOZ, H. Triangulation in tourism research: a bibliometric study of top three tourism journals. Tourism Management Perspectives, v. 12, p.9–14, 2014. DOI: 10.1016/j.tmp.2014.06.003.
KOSEOGLU, M.A. et al. Bibliometrics studies in tourism. Annals of Tourism Research, v. 61, p.180–198, 2016. DOI: 10.1016/j.annals.2016.10.006.
LAW, R.; VEEN, R. The popularity of prestigious hospitality journals: a Google Scholar approach. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 20, n.2, p.113-125, 2008. DOI: 10.1108/09596110810852113.
LETA, J.; LEWISON, G. The contribution of women in Brazilian science: a case study in astronomy, immunology and oceanography. Scientometrics, v. 57, n.3, p.339-353, 2003. DOI: 10.1023/A:1025000600840.
LINDEN, R.; BARBOSA, L.F.; DIGIAMPIETRI, L.A. “Brazilian style science”—an analysis of the difference between Brazilian and international Computer Science departments and graduate programs using social networks analysis and bibliometrics. Social Network Analysis and Mining, v. 7, n.44, p.1-19, 2017. DOI: 10.1007/s13278-017-0463-0.
MCCARTY, C. et al. Predicting author h-index using characteristics of the co-author network. Scientometrics, v. 96, p.467-483, 2013. DOI: 10.1007/s11192-012-0933-0.
MCKERCHER, B. A case for ranking tourism journals. Tourism Management, v. 26, n.5, p.649–651, 2005. DOI: 10.1016/j.tourman.2004.04.003.
MCKERCHER, B. A citation analysis of tourism scholars. Tourism Management, v. 29, n.6, p.1.226–1.232, 2008. DOI: 10.1016/j.tourman.2008.03.003.
MENA-CHALCO, J.P. et al. Brazilian bibliometric coauthorship networks. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 65, n.7, p.1.424-1.445, 2014. DOI: 10.1002/asi.23010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Relatório do Qualis Periódicos. Área 27: administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. Brasília: Ministério da Educação, 2019. 8p. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/Relatorio_qualis_periodicos_referencia_2019/Relatorio_qualis_Adm.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2020.
NYKIEL, R.A. Handbook of marketing research methodologies for hospitality and tourism. Binghamton: The Haworth Hospitality, 2007.
PAGE, S.J. Academic ranking exercises: do they achieve anything meaningful? – A personal view. Tourism Management, v. 26, n.5, p.663–666, 2005. DOI: 10.1016/j.tourman.2004.05.007.
PARK, K. et al. Hospitality and tourism research rankings by author, university, and country using six major journals: the first decade of the new millennium. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 35, n.3, p.381-416, 2011. DOI: 10.1177/1096348011400743.
RACHERLA, P.; HU, C. A social network perspective of tourism research collaborations. Annals of Tourism Research, v. 37, n.4, p.1.012–1.034, 2010. DOI: 10.1016/j.annals.2010.03.008.
STRANDBERG, C. et al. Tourism research in the new millennium: a bibliometric review of literature in Tourism and Hospitality Research. Tourism and Hospitality Research, v. 18, n.3, p.269–285, 2018. DOI: 10.1177/1467358416642010.
TRIBE, J. The indiscipline of tourism. Annals of Tourism Research, v. 24, n.3, p.638–657, 1997. DOI: 10.1016/S0160-7383(97)00020-0.
TRIBE, J. Indisciplined and unsubstantiated. Annals of Tourism Research, v. 27, n.3, p.809–813, 2000. DOI: 10.1016/S0160-7383(99)00122-X.
TRIBE, J. Tribes, territories and networks in the tourism academy. Annals of Tourism Research, v. 37, n.1, p.7–33, 2010. DOI: 10.1016/j.annals.2009.05.001.
WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis: methods and applications. 19. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
WEINER, G. The academic journal: has it a future? Education Policy Analysis Archives, v. 9, n.9, p.1-19, 2001. DOI: 10.14507/epaa.v9n9.2001.
YAN, E.; DING, Y. Applying centrality measures to impact analysis: a coauthorship network analysis. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 60, n.10, p.2.107-2.118, 2009. DOI: 10.1002/asi.21128.
YE, Q.; LI, T.; LAW, R. A coauthorship network analysis of tourism and hospitality research collaboration. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 37, n.1, p.51-76, 2013. DOI: 10.1177/1096348011425500.
ZHAO, W.; RITCHIE, J.R.B. An investigation of academic leadership in tourism research: 1985–2004. Tourism Management, v.28, n.2, p.476–490, 2007. DOI: 10.1016/j.tourman.2006.03.007.

Downloads

Publicado

31/12/2021

Como citar

Kohler, A. F. ., & Digiampietri, L. A. (2021). Produção, centralidade e impacto: correlações entre diferentes métricas no campo de turismo no Brasil. Ciência Da Informação, 50(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5421

Edição

Seção

Artigos