Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade CNPq em Educação Física no quadriênio 2013-2016
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5590Palavras-chave:
Educação Física, Bolsistas de Produtividade do CNPq, Produção técnico-científicaResumo
A constante renovação da ciência demanda estudos continuados que reflitam um cenário atualizado da ciência. Adicionalmente, estudos sobre bolsistas de produtividade permitem observar tendências de produção e que pesquisadores entendam melhor o processo. Este trabalho analisou a produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cuja temática seja a Educação Física, no quadriênio 2013-2016. Para tal, foram contabilizados indicadores de produção técnico-científica dos 91 bolsistas de produtividade da área de Educação Física. Verificou-se que: a média de publicação de artigos (67,02) mostrou-se significativamente superior a todos os demais tipos de produção científica (p<0,05); a publicação de artigos foi a variável mais relevante para prever a produção científica (b 0,654; t 277945913,723; p<0,001); a publicação de livros foi significativamente inferior à todos os demais tipos de produção científica (p<0,05); as médias de publicações de artigos em periódicos com JCR (22,38) foram significativamente superior (p<0,001) aos artigos do grupos 1 (Qualis A1 e A2), 2 (Qualis B1 e B2), 3 (Qualis B3, B4 e B5) e 4 (Qualis C e N/C); as médias de publicação de artigos do grupo 1 (Qualis A1 e A2) (10,28) foram significativamente superior ao grupo 3 (Qualis B3, B4 e B5/1,68) e 4 (Qualis C e NC/1,58). Concluiu-se que os bolsistas de produtividade da área da Educação Física período 2013-2016 publicaram seus artigos em periódicos de alto nível.
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