Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade CNPq em Educação Física no quadriênio 2013-2016

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Bolsistas de Produtividade do CNPq, Produção técnico-científica

Resumo

A constante renovação da ciência demanda estudos continuados que reflitam um cenário atualizado da ciência. Adicionalmente, estudos sobre bolsistas de produtividade permitem observar tendências de produção e que pesquisadores entendam melhor o processo. Este trabalho analisou a produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cuja temática seja a Educação Física, no quadriênio 2013-2016. Para tal, foram contabilizados indicadores de produção técnico-científica dos 91 bolsistas de produtividade da área de Educação Física. Verificou-se que: a média de publicação de artigos (67,02) mostrou-se significativamente superior a todos os demais tipos de produção científica (p<0,05); a publicação de artigos foi a variável mais relevante para prever a produção científica (b 0,654; t 277945913,723; p<0,001); a publicação de livros foi significativamente inferior à todos os demais tipos de produção científica (p<0,05); as médias de publicações de artigos em periódicos com JCR (22,38) foram significativamente superior (p<0,001) aos artigos do grupos 1 (Qualis A1 e A2), 2 (Qualis B1 e B2), 3 (Qualis B3, B4 e B5) e 4 (Qualis C e N/C); as médias de publicação de artigos do grupo 1 (Qualis A1 e A2) (10,28) foram significativamente superior ao grupo 3 (Qualis B3, B4 e B5/1,68) e 4 (Qualis C e NC/1,58). Concluiu-se que os bolsistas de produtividade da área da Educação Física período 2013-2016 publicaram seus artigos em periódicos de alto nível.

Biografia do autor

Guilherme Moreira Caetano Pinto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – PR - Brasil. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa, PR - Brasil.

Rafael Carlos Sochodolak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialização em Reabilitação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Brasil. Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -  Ponta Grossa, PR – Brasil. Residente em Saúde Coletiva pela Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa (FMS-PG)  - Ponta Grossa, PR – Brasil.

Miguel Archanjo Freitas Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Ponta Grossa, PR – Brasil. Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – PR - Brasil. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG ) - Brasil.

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Livre-docência pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Brasil. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) - Brasil. Pós-Doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – PR - Brasil. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -  Ponta Grossa, PR – Brasil.

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Publicado

23/11/2022

Como citar

Moreira Caetano Pinto, G., Sochodolak, R. C., Freitas Júnior, M. A., & Pedroso, B. (2022). Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade CNPq em Educação Física no quadriênio 2013-2016. Ciência Da Informação, 51(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5590

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Artigos