Tecnologias de informação e comunicação na gestão do conhecimento em instituições de ensino superior na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5721

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. TIC. Ferramentas. Práticas. Educação superior.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar as ferramentas e práticas de gestão do conhecimento (GC) que facilitam as atividades diárias do pessoal que trabalha em instituições acadêmicas na América Latina. O desenho da pesquisa é quantitativo, descritivo, não experimental e Ex post facto. A amostra foi intencional, composta por 374 pessoas. Os resultados mostram que as ferramentas e práticas de GC mais utilizadas são: modalidades de aprendizagem online, tecnologia móvel, redes de intercâmbio, e-mail, página pessoal, teleconferência, assinaturas digitais para documentos oficiais, sala de conferências, sistemas de aprendizagem baseados na web, grupo de trabalho, compartilhamento de experiências, Coaching e mentoring baseados na Web e práticas, sob a Internet e Intranet como plataformas de suporte. Conclui-se que, independentemente da existência de um sistema de GC, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de GC para o pessoal que trabalha em instituições acadêmicas latino-americanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vidalina De Freitas De Freitas, Profesor Titular. Departamento de Ciencias Económicas y Administrativas. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela

    Doutor em Ciências Sociais e Humanas, Universidade Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.
    Professor Titular, Universidade Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

  • Carlos Enrique Zerpa Garcia, Profesor Titular. Departamento de Ciencia y Tecnología del Comportamiento. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela

    Doctor en Psicología, Universidad Católica Andrés Bello (UCAB), Caracas, Distrito Capital, Venezuela.

    Profesor Titular, Universidad Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

  • Guillermo E. Yáber Oltra, Profesor Titular. Departamento de Ciencia y Tecnología del Comportamiento. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela

    Doctor en Psicología-Análisis Conductual Aplicado, Western Michigan (WMICH), Kalamazoo-Michigan, USA.

    Profesor Titular, Universidad Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

  • José Vicente Carrasquero

    Doctor en Filosofía, Ciencias Políticas, University Of Connecticut (UCONN), Storrs, CT, USA.

    Profesor Titular, Universidad Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

Publicado

11/03/2022

Edição

Seção

Artigos