Tecnologias de informação e comunicação na gestão do conhecimento em instituições de ensino superior na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5721Palavras-chave:
Gestão do conhecimento. TIC. Ferramentas. Práticas. Educação superior.Resumo
O objetivo deste artigo é examinar as ferramentas e práticas de gestão do conhecimento (GC) que facilitam as atividades diárias do pessoal que trabalha em instituições acadêmicas na América Latina. O desenho da pesquisa é quantitativo, descritivo, não experimental e Ex post facto. A amostra foi intencional, composta por 374 pessoas. Os resultados mostram que as ferramentas e práticas de GC mais utilizadas são: modalidades de aprendizagem online, tecnologia móvel, redes de intercâmbio, e-mail, página pessoal, teleconferência, assinaturas digitais para documentos oficiais, sala de conferências, sistemas de aprendizagem baseados na web, grupo de trabalho, compartilhamento de experiências, Coaching e mentoring baseados na Web e práticas, sob a Internet e Intranet como plataformas de suporte. Conclui-se que, independentemente da existência de um sistema de GC, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de GC para o pessoal que trabalha em instituições acadêmicas latino-americanas.
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Copyright (c) 2022 Vidalina J. De Freitas Fernández
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