Novas tecnologias de comunicação: mitos, ritos ou ditos?

Autores

  • Maria das Graças Targino

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i2.586

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Comunicação social/Impactos sociais, Comunicação social/Novas tecnologias, Impactos sociais

Resumo

Nenhuma tecnologia figura como corpus autônomo. Ao contrário, tanto ciência como tecnologia emergem da sociedade e nela são aplicadas, incorporando o dinamismo inerente aos processos sociais. No caso específico das "Novas Tecnologias de Comunicação (NTC)", face à posição da mídia como elemento decisivo na produção de discursos e conhecimentos, estas sempre desencadearam novas formas de relações sociais e práticas culturais. Objetiva-se, pois, discutir os impactos sociais advindos das NTC, dentro de uma visão panorâmica e interdisciplinar, a partir de referencial teórico isento de postura de simples aceitação ou condenação. Dentre tais impactos, destacam-se a consolidação do setor quaternário da economia; a emergência de um espaço mass-mediático transnacional; novas formas de organização e relações de trabalho e a intensificação do consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria das Graças Targino

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília

Downloads

Como citar

Targino, M. das G. (1995). Novas tecnologias de comunicação: mitos, ritos ou ditos?. Ciência Da Informação, 24(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i2.586

Edição

Seção

Artigos