Perspectivas dos Recursos Educacionais Abertos para o Campo Biblioteconômico-Informacional
olhares a partir de Ranganathan
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v52i2.5970Palavras-chave:
recursos educacionais abertos, tecnologia, serviço de referência virtualResumo
Com avanço da tecnologia, as bibliotecas buscam adaptar seus serviços e produtos para os ambientes virtuais a fim de torná-los mais dinâmicos. E dessa forma promover melhor atendimento aos leitores e mais agilidade na recuperação de informações de suas bases de dados. Além disso, as facilidades oferecidas pelas tecnologias com as ferramentas de comunicação eletrônica da internet desencadearam o serviço de referência virtual (SRV) que se caracteriza pela construção de relações entre o leitor, a biblioteca e a informação através de mediação tecnológica. Diante desse cenário, a biblioteca surge como um espaço para protagonizar práticas que estimulem o acesso democrático ao conhecimento através dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). Nessa perspectiva o presente artigo tem a proposta de fornecer um panorama em relação à produção científica dos REA dentro do campo biblioteconômico-informacional no Brasil e América Latina.
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