O documento como contexto repensando a materialidade de um conteúdo e seus impactos na organização do conhecimento

Autores

  • José Augusto Chaves Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v52i1.6125

Palavras-chave:

documento, organização do conhecimento

Resumo

A organização, a recuperação, a preservação e a disponibilização da memória da sociedade, em suas mais diversas facetas, sempre permearam os saberes e os fazeres da humanidade, que buscou construir, ao longo do tempo, artefatos que pudessem ir além das limitações da memória humana, de modo a abrigar um cada vez maior volume de dados, informações e conhecimentos. Contudo, é, notadamente, a partir do século XIX, com a explosão informacional, que a preocupação com a organização do conhecimento registrado em documentos e institucionalmente preservados se intensifica. A vista disso, discute-se o caráter indicial - ou testemunhal - do documento, não apenas relativamente a seu conteúdo, mas, e, principalmente, como fruto de um contexto de produção, aspecto que impactará sua organização. Nesse sentido, analisam-se as novas configurações do conteúdo documental – cerne da organização do conhecimento – que vai além do assunto para agregar elementos relativos à sua proveniência, organicidade, autoria, bem como sua contextualização espaço-temporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRECHTSEN, H. Subject analysis and indexing: from automated indexing to dominion analysis. The Indexer: the international journal of indexing, [s. l.], v. 18, n. 4, p. 219-224, Oct. 1993. DOI: https://doi.org/10.3828/indexer.1993.18.4.3

BARITÉ, M. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecología y Documentación. In: CARRARA, K. (org.). Educação, Universidade e Pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações; São Paulo: FAPESP, 2001. p. 35-60. DOI: https://doi.org/10.36311/2001.85-86738-16-6.p35-60

BEGHTOL, Claire. Bibliographic classification theory and text linguistics: aboutness analysis, intertextuality and the cognitive act of classifying documents. Journal of Documentation, Bingley, v. 42, n. 2, p. 84-113, June 1986. DOI: https://doi.org/10.1108/eb026788

BEGHTOL, C. A proposed ethical warrant for global knowledge representation and organization systems. Journal of Documentation, Bingley, v. 58, n. 5, p. 507-532, Oct. 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/00220410210441

BERMAN, S. Prejudices and antipathies: a tract on the LC subject heads concerning people. 2. ed. Jefferson (NC); London: McFarland, 1993.

BLISS, H. E. The organization of knowledge and the system of the sciences. New York: Henry Holt and Company, 1929.

BORKO, H. Information Science: What is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, Jan. 1968. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.5090190103

BRIET, S. Qu'est-ce que la documentation? Paris: Éditions Documentaires Industrielles et Téchniques, 1951.

BUCKLAND. M. K. Document theory. In: Encyclopedia of knowledge organization. [S. l.]: ISKO, 2017. Disponível em: https://www.isko.org/cyclo/document. Acesso em: 5 set. 2022.

BUCKLAND. M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science, [s. l.], v. 45, n. 5, p. 351-360, 1991. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199106)42:5<351::AID-ASI5>3.0.CO;2-3

DAHLBERG, I. Ethics and knowledge organization: in memory of Dr. S. R. Ranganathan in his centenary year. International Classification, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 1-2, 1992.

DAHLBERG, I. Knowledge organization: its scopes and possibilities. Knowledge organization, [s. l.] v. 20, n. 4, p. 211-222, 1993. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-1993-4-211

FERNANDES, G. C. O objeto de estudo da Ciência da Informação. Informare, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 25-30, 1995.

FIDEL, R. User-oriented indexing. Journal of the American Society for Information Science, v. 45, p. 572-576, 1994. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199409)45:8<572::AID-ASI11>3.0.CO;2-X

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Knowledge organization from a “culture of the border” towards a transcultural ethics of mediation. In: LÓPEZ-HUERTAS, M. M. (ed.). Challenges in knowledge representation and organization for the 21st century. Würzburg: ERGON, 2002. p. 516-522.

GARCIA MARCO, F. J. Avances en Organización del Conocimiento en España: los II Encuentros sobre Organización del Conocimiento en sistemas de información y documentación. In: GARCIA MARCO, F. J. (coord.). Organización del conocimiento en sistemas de información y documentación 2. Actas del II Encuentro de ISKO-España, 1995, Getafe. Zaragoza: Librería General, 1997.

GIL LEIVA, I. Manual de indización: teoría y práctica. Gijón: Trea, 2008.

GUIMARÃES, J. A. C. Slanted knowledge organization as a new ethical perspective. In: ANDERSEN, J.; SKOUVIG, L. (org.). The organization of knowledge: caught between global structures and local meaning. Bingley: Emerald, 2017, p. 87-102. DOI: https://doi.org/10.1108/S2055-537720170000011012

GUIMARÃES, J. A. C. Aspectos éticos em organização e representação do conhecimento: uma reflexão preliminar. In: GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N.; ORRICO, E. G. D. (org.). Políticas de memória e informação: reflexos na organização do conhecimento. Natal: EdUFRN, 2006. p. 237-264.

GUIMARÃES, J. A. C. A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knwoledge Organization (ISKO). Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 77-99, 2008. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.940

HOMULOS, P. Museums to libraries: a family of collectinmg institutions. Art Libraries Journal, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 11-13, 1990. DOI: https://doi.org/10.1017/S0307472200006581

HUDON, M. Multilingual thesaurus construction: integrating the views of different cultures in one gateway to knowledge and concepts. Knowledge Organization, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 84-91, 1997. DOI: https://doi.org/10.3233/ISU-1997-172-305

JAENECKE, P. To what end knowledge organization? Knowledge Organization, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 3-11, 1994.

LANCASTER, F. W. Indexing and abstracting in theory and practice. Londres: The Library Association, 1991.

MAI, Jens-Erik. Analysis in indexing: document and domain centered approaches. Information Processing and Management, [s. l.], v. 41, n. 3, p. 599-611, May 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ipm.2003.12.004

MILANI, S. O. Biases na representação de assunto: uma perspectiva a partir da literatura internacional de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Brazilian journal of information science, [s. l.], v. 9, p. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2015.v9n1.02.p4

OLSON, H. The power to name: locating the limits os subject representation in libraries. Dordrecht: Kluwer, 2002. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-3435-6

OTLET, P. Traité de documentation: le livre sur le livre. Bruxelles: Mundaneum, 1934.

PINHO, F. A. Aspectos éticos em representação do conhecimento: em busca do diálogo entre Antonio García Gutiérrez, Michèle Hudon e Clare Beghtol. Marília: UNESP, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93693/pinho_fa_me_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 set. 2022.

POMBO, O. Da classificação dos seres à classificação dos saberes. Leituras: Revista da Biblioteca Nacional de Lisboa, n. 2, p. 19–33, 1998.

SAN SEGUNDO, R. Sistemas de organización del conocimiento: la organización del conocimiento en las bibliotecas españolas. Madrid: Boletín Oficial del Estado: Universidad Carlos III de Madrid, 1996.

SMIT, J. W.; BARRETO, A. A. Ciência da informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M. L. (org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p. 9-23.

SOERGEL, D. Organizing information: principles of data base and retrieval systems. New York: Academic Press, 1985.

SOUSA, B. P. de; FUJITA, M. S. L. Análise de assunto no processo de indexação: um percurso entre teoria e norma. Informação & Sociedade: Estudos, [s. l.], v. 24, n. 1, p. 19-34, jan./abr. 2014.

TOGNOLI, N. B. A construção teórica da Diplomática: em busca de uma sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos. Marília, UNESP, 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103383/tognoli_nb_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 set. 2022.

TOGNOLI, N. B.; SCHMIDT, C.; GUIMARÃES, J. A. C. Context as a core concept in archival knowledge organization. In: LYKKE, M.; SVARRE, T.; HAYNES, D.; SKOV, M.; THELLEFSEN, M.; MARTÍNEZ-ÁVILA, D. (ed.). Knowledge organization across disciplines, domains, services, and technologies. Baden-Baden: Ergon, 2022. p. 273-284.

Publicado

22/09/2023

Como citar

Chaves Guimarães, J. A. (2023). O documento como contexto repensando a materialidade de um conteúdo e seus impactos na organização do conhecimento. Ciência Da Informação, 52(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v52i1.6125

Edição

Seção

Dossiê Internacional Bibliografia e Justiça Social

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.