Planejamento de serviços de ICT

Autores

  • José Neiva Santos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i1.675

Palavras-chave:

Serviços de informação científica e tecnológica, Planejamento de serviços de informação, Mercado de informação, Planejamento estratégico

Resumo

O mercado de ICT é crescente e aumenta as oportunidades de negócios, exigindo, em nível macro e micro, o exercício de planejamento estratégico e operacional. Estrategicamente, o serviço de informação deve definir sua visão de futuro, missão e negócio e, a partir do estabelecimento de objetivos a longo prazo, perseguir estratégias de atuação para conseguir melhores resultados, como o aumento de sua competitividade, conquista de novos mercados etc. A curto prazo, são determinadas metas gerais e específicas para cada unidade de negócio e montados projetos operacionais e orçamentos anuais. É importante haver padrões e indicadores de desempenho antes da organização e implantação dos serviços. O processo de planejamento operacional também é cíclico, permitindo ajustes e correções, a partir de seu acompanhamento e controle contínuos. O discurso sobre a importância da informação não é confirmado na prática, exigindo maiores esforços dos agentes envolvidos no exercício de planejamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Neiva Santos Júnior
    Engenheiro mecânico pelo ITA, especializado em informática pelo Serpro-RJ e em informática documentária pela ENSB e Universidade Claude Bernard - Lyon I, Lyon, França. É diretor operacional da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) e coordenador do Núcleo Regional de Informação Tecnológica (NRI - Ceará).

Downloads

Edição

Seção

Artigos