Social4Science:

Desvendando Conexões e Tendências na Difusão de Conhecimento Científico nas Redes Sociais

Autores

  • Rafael Gonçalo Pereira Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Patrícia Mascarenhas Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Ronaldo Ferreira Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Emerson de Sousa Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6822

Palavras-chave:

produção científica, mídias sociais, altmetria

Resumo

Com o aumento significativo do uso das mídias sociais, torna-se cada vez mais crucial compreender como as publicações científicas são disseminadas e debatidas nessas plataformas online. A análise dessas interações e da circulação da pesquisa científica tem sido objeto de estudo na área de altmetria, oferecendo resultados importantes sobre a percepção e compartilhamento da ciência pelo público em geral. Este trabalho visa apresentar uma plataforma inovadora para a coleta e análise de dados sociais relacionados a publicações científicas, com ênfase na plataforma de compartilhamento de vídeos, o YouTube. A plataforma, denominada Social4Science, foi desenvolvida para coletar e analisar dados sociais do YouTube, proporcionando uma compreensão mais profunda de como as publicações científicas são divulgadas e discutidas nas mídias sociais. Ao correlacionar dados sociais com informações científicas, a Social4Science oferece uma análise abrangente de diversas métricas, possibilitando a identificação de tendências e padrões nas discussões sobre publicações científicas. Os resultados obtidos indicam que a plataforma proposta é altamente promissora, fornecendo uma compreensão mais abrangente da interação entre a ciência e o público. Além disso, abre novas perspectivas para futuras pesquisas nessa área, destacando seu potencial para avanços significativos.

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Referências

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Publicado

18/07/2024