Ciência Aberta Contra a Desinformação
da iniciativa resistente de uma ferramenta de timeline à estratégia informacional de referência para políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7199Palavras-chave:
plataforma aberta , linha do tempo, codigo aberto, organizacao da informacaoResumo
O enfrentamento da desinformação no Brasil é uma tarefa multifacetada, demandando ações coordenadas entre diferentes atores. O objetivo do estudo consiste em, a partir do emprego de uma ferramenta de código aberto de coleta e organização de dados, analisar como as narrativas de desinformação referentes ao processo eleitoral no Brasil em 2022 se relacionam entre si e identificar possíveis padrões desinformacionais presentes nas notícias analisadas, por vezes, desmentidas por agências de checagem. As agências monitoradas foram: Aos fatos; Agência Lupa; Comprova; E-farsas; Estadão Verifica; Boatos.org; Fato ou Fake e Uol Confere. Já a análise dos dados foi realizada por outra ferramenta código aberto: Voyant Tools. Esse sistema opera de maneira online para realizar análise de textos, apoiando a leitura e interpretação de corpus textuais. Os resultados obtidos demonstram que as fake news e demais registros desinformacionais atuam de maneira similar à mecânica “trend topics” de redes sociais. Onde a capilaridade e a dinâmica de desinformação nunca foram uma legítima expressão cultural autêntica, mas sim um emprego, uma técnica, direcionada a neutralizar o então “oponente” de seus emissores. E nesse caso a bipolaridade narrativa da desinformação se revela marcante entre apenas dois candidatos: Bolsonaro e Lula.
Downloads
Referências
BOYD, D. It's Complicated: the social lives of networked teens. New Haven: Yale University Press, 2014.
JAMIESON, K. H. Cyberwar: how Russian hackers and trolls helped elect a president. Inglaterra: Oxford University Press, 2018. Disponível em: https://books.google.com/books?hl=pt-BR&lr=&id=S2DxDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=Kathleen+Hall+Jamieson.+Cyberwar:+How+Russian+Hackers+and+Trolls+Helped+Elect+a+President.+Oxford+University+Press,+2018.&ots=FTfbzDxsmW&sig=Gt7qBKeQeKPlSidS-oUPyRSm2Uk#v=onepage&q=Kathleen%20Hall%20Jamieson.%20Cyberwar%3A%20How%20Russian%20Hackers%20and%20Trolls%20Helped%20Elect%20a%20President.%20Oxford%20University%20Press%2C%202018.&f=false. Acesso em: 10 abr. 2024.
MONTEIRO, D. 10 fake News que você precisa conhecer sobre a covid-19. Fiocruz. Rio de Janeiro 1 abr. 2020. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/48548. Acesso em: 8 abr. 2024.
RIBEIRO, Márcio Moretto; ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, n. 27, p. 201, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5549208/course/section/6028801/RIBEIRO%20%20ORTELLADO.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
SILVA, R. Aparecida et al. Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada. In: GEVEHR, D. L. (org.). Temas da diversidade: experiências e práticas de pesquisa. São Paulo: Editora Científica Digital, 2021. v. 2. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/210203379.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
SUNSTEIN, C. Republic.com 2.0. New Jersey: Princeton University Press, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Pimenta, Tainá Regly, Hugo Belfort, Anna Karla Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.