Ciência Aberta Contra a Desinformação

da iniciativa resistente de uma ferramenta de timeline à estratégia informacional de referência para políticas públicas

Authors

  • Ricardo Pimenta Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Tainá Regly Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Hugo Belfort Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Anna Karla Silva Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7199

Keywords:

plataforma aberta , linha do tempo, codigo aberto, organizacao da informacao

Abstract

O enfrentamento da desinformação no Brasil é uma tarefa multifacetada, demandando ações coordenadas entre diferentes atores. O objetivo do estudo consiste em, a partir do emprego de uma ferramenta de código aberto de coleta e organização de dados, analisar como as narrativas de desinformação referentes ao processo eleitoral no Brasil em 2022 se relacionam entre si e identificar possíveis padrões desinformacionais presentes nas notícias analisadas, por vezes, desmentidas por agências de checagem. As agências monitoradas foram: Aos fatos; Agência Lupa; Comprova; E-farsas; Estadão Verifica; Boatos.org; Fato ou Fake e Uol Confere. Já a análise dos dados foi realizada por outra ferramenta código aberto: Voyant Tools. Esse sistema opera de maneira online para realizar análise de textos, apoiando a leitura e interpretação de corpus textuais. Os resultados obtidos demonstram que as fake news e demais registros desinformacionais atuam de maneira similar à mecânica “trend topics” de redes sociais. Onde a capilaridade e a dinâmica de desinformação nunca foram uma legítima expressão cultural autêntica, mas sim um emprego, uma técnica, direcionada a neutralizar o então “oponente” de seus emissores. E nesse caso a bipolaridade narrativa da desinformação se revela marcante entre apenas dois candidatos: Bolsonaro e Lula.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOYD, D. It's Complicated: the social lives of networked teens. New Haven: Yale University Press, 2014.

JAMIESON, K. H. Cyberwar: how Russian hackers and trolls helped elect a president. Inglaterra: Oxford University Press, 2018. Disponível em: https://books.google.com/books?hl=pt-BR&lr=&id=S2DxDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=Kathleen+Hall+Jamieson.+Cyberwar:+How+Russian+Hackers+and+Trolls+Helped+Elect+a+President.+Oxford+University+Press,+2018.&ots=FTfbzDxsmW&sig=Gt7qBKeQeKPlSidS-oUPyRSm2Uk#v=onepage&q=Kathleen%20Hall%20Jamieson.%20Cyberwar%3A%20How%20Russian%20Hackers%20and%20Trolls%20Helped%20Elect%20a%20President.%20Oxford%20University%20Press%2C%202018.&f=false. Acesso em: 10 abr. 2024.

MONTEIRO, D. 10 fake News que você precisa conhecer sobre a covid-19. Fiocruz. Rio de Janeiro 1 abr. 2020. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/48548. Acesso em: 8 abr. 2024.

RIBEIRO, Márcio Moretto; ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, n. 27, p. 201, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5549208/course/section/6028801/RIBEIRO%20%20ORTELLADO.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

SILVA, R. Aparecida et al. Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada. In: GEVEHR, D. L. (org.). Temas da diversidade: experiências e práticas de pesquisa. São Paulo: Editora Científica Digital, 2021. v. 2. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/210203379.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

SUNSTEIN, C. Republic.com 2.0. New Jersey: Princeton University Press, 2007.

Published

29/10/2024

Most read articles by the same author(s)