Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v34i1.1099Keywords:
Inclusão digital, Information literacy, Information literacy education, Cidadania, ÉticaAbstract
Este artigo é o resultado de um esforço para conceituar inclusão digital, feito pelo Grupo de Estudos em Políticas de Informação e Inclusão Digital (Gepindi), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (Posici/ICI/UFBA). O texto discute inclusão digital à luz de outros conceitos encontrados na ciência da informação e em áreas correlatas. No imbricado entrelaçamento desses conceitos complexos, o resultado final pretendido é um marco de compreensão para a vinculação entre ética e cidadania, de um lado, e educação para a informação na Internet ou information literacy education, de outro, com vistas à inclusão social.
Palavras-chave
Inclusão digital; Competência informacional; Letramento informacional; Educação para a competência informacional; Cidadania; Ética.
Digital Inclusion and Information Literacy Education: a Matter for Ethics and Citizenship
Abstract
This paper tries to conceptualize digital inclusion. It results from an internal discussion in the Gepindi (Study Group on Information Policies and Digital Inclusion), which is linked to the Graduate Program of Information Science, at the Federal University of Bahia, Brazil. The paper discusses digital inclusion based on information science and correlate areas concepts. Its aim is to construct a knowledge landmark on the relationship between ethics, citizenship and information literacy education, as a basic pillar for social inclusion.
Keywords
Digital inclusion; Information literacy; Information literacy education; Citizenship; Ethics.
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