Formação de profissionais em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v8i2.129Keywords:
Educação em ciência da informação. Mestrado em ciência da informação. Formação profissional.Abstract
Preocupada com a eficácia da comunicação, a Ciência da Informação, caracteristicamente interdisciplinar,ganha especial destaque como área de atuação profissional sui generis.Engloba um núcleo substantivo — a informação — e uma praxis — a comunicação, que freqüentemente se superpõem e às vezes se confundem. A formação de profissionais de alto nível nessa área envolve amplo e diversificado programa de instrução acadêmica,ao lado de indispensáveis aplicações práticas, onde o desenvolvimento das atividades curriculares não pode fugir à obrigação de apresentar-se como modelo de comunicação efetiva.Questiona-se se os cursos de pós-graduação sensu stricto devem ser preponderantemente orientados no sentido de consolidar, ampliar e utilizar o imenso acervo de conhecimentos, cumulativamente armazenados e progressivamente entrosados. Ou, se mais adequado seria desenvolver, nesses profissionais, a capacidade da deliberar com presteza, objetividade e habilidade, adotando decisões apropriadas ao presente e a criadoras perspectivas. A formação predominantemente acadêmica focaliza abusca da "verdade". A formação profissionalizante preocupa-se com a precisão e validade do processo decisório, por certo indicador dos mais expressivos, quando se trata de avaliar o nível de desempenho de profissionais qualificados.Uma organização curricular abrangente parece atender aosquesitos formulados.
Descritores
Educação em ciência da informação. Mestrado em ciência da informação. Formação profissional.
Abstract
Concerned with efficient communication, Information Science, a typically interdisciplinary area deserves a sui-generis connotation as far as the professional activities are concerned.Includes a substantive nucleus — information — and a praxis — communication, which often overlap or even get confused one with the other.The training of highly qualified professionals in this area involves a vast and diversified program of academic instruction, besides indispensable practical applications.And the development of curricular activities cannot avoid the indebtedness of presenting itself as a model of efficient communication.Some questions arise concerning the graduate courses sensu stricto. Should they be predominantly oriented toward the consolidation, enlargement andutilization of the huge amount of cognitive informations,cumulatively stored and progressively interwoven? Or it would be more appropriate to try to develop, with such students, better capabilities involving prompt,objective and clever deliberations, leading toadequate decisions concerning present needs, aswell as creative perspectives? The predominant academic training emphasizes thesearch for "truth". The professional training ismore concerned with the validity and reliability of thewhole decision process, certainly one of the more expressive indicators, when we try to evaluatethe role behavior of qualified professionals.An encompassing curricular organization may be-an answer to the proposed questions.
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