Identificação como requisito metodológico para a gestão de documentos e acesso à informações na administração pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i1.1395Keywords:
Identificação Arquivística, Gestão de Documentos, Diplomática, Tipologia documental, Lei de Acesso à Informação Pública no BrasilAbstract
Com a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação em maio de 2012, a demanda por documentos e informações que caracteriza o Estado brasileiro ampliou-se cada vez mais. A falta de preparo da administração pública e, consequentemente, a dificuldade para estabelecer políticas de gestão para seus documentos e arquivos, causará impactos para a aplicabilidade da LAI no Brasil. A identificação é uma metodologia de pesquisa arquivística, uma tarefa de natureza intelectual sobre o documento de arquivo e sua ligação ao órgão produtor, que fundamenta as funções que sustentam o programa de gestão de documentos e de arquivos. Nesta perspectiva, descreve a situação do acesso à informação nos arquivos brasileiros, apresenta uma abordagem conceitual e metodológica da gestão de documentos e analisa a relação entre a identificação arquivística e a gestão de documentos, como uma contribuição para as discussões sobre os processos de aplicação da Lei de Acesso à Informação no Brasil.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
13/01/2015
Issue
Section
Articles
License
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.